Dúvidas sobre faculdade

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Universidades Dúvidas sobre faculdade

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6882
      Helo1982
      Participante

      Gente eu tenho uma dúvida… gostaria muito que vcs pudessem me ajudar com relação a isso, já pesquisei muito e não encontro nada sobre o assunto… então… eu faço jornalismo, só que estou me mudando pra Montréal, antes do termino da faculdade, eu gostaria de saber se é possivel concluir em Quebéc a faculdade que eu iniciei no Brasil… se esse procedimento é aconselhável, e se possivel… que procedimentos eu devo tomar… qual a documentação… o que eu tenho que fazer com relação a isso…

      Alguém por favor me tira essa duvida!!!
      aguardo respostas
      .:Bjos:.

    • #39557
      Carlos_Santos
      Participante

      Dê uma olhada nestes posts:

      boa leitura!

    • #39559
      Ventura
      Participante

      Olá Helo,

      responder a todas as suas perguntas será um pouco difícil, tanto porque eu não conheço nada sobre a profissão de jornalista no Quebec. Porém há algumas informações que são gerais… sobre poder terminar ou não um curso de graduação no Quebec posso te falar que é possível, mas você terá que cursar no mínimo metade dos créditos no Quebec para que a universidade possa te dar o diploma (não tenho a referencia, mas uma pessoa da Polymtl me disse que isso é exigência de uma lei do Canada/Quebec).

      Sobre quais documentos você terá que trazer também vai depender da universidade, mas podemos dizer que nenhuma universidade vai deixar de pedir, seu histórico, todas as ementas completas das matérias que você cursou e foi aprovada. Sugiro também que você leve alguma comprovação da universidade do Brasil de que ela é reconhecida pelo Governo Brasileiro.

      Espero ter ajudado.

      Abs.

      Ventura

    • #54300
      marimarimari
      Participante

      Olá,

      alguém sabe se essa informação sobre cursar pelo menos metade dos créditos em uma universidade do Quebec para obter o diploma de lá procede? Se sim, alguém tem infos de quanto tempo dá mais ou menos de curso, a metade dos créditos de uma graduação?
      Estou pensando em validar meu diploma (graduação tecnológica) lá, cursando o que precisar, antes de entrar com o processo de imigração. O meu parceiro quer fazer o mesmo, finalizar a graduação dele (começou aqui) lá. A idéia seria passar um ano concluindo os estudos de graduação para voltar com diploma de lá e dar entrada no processo. Será que metade dos créditos conseguimos cursar em um ano?

    • #54310
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Mari, antes vc precisa verificar com a universidade quantas matérias ou qual a porcentagem máxima do curso que vc pode fazer equivalência. Pois para ter um diploma daqui vc precisaria de fazer equivalência do resto, certo?

      algumas faculdades ou cursos não aceitam mais que 30% outras mais ou menos, te obrigando a cursar mais tempo aqui que a metade do curso por exemplo.

      Para fazer metade do curso em um ano, se fosse um curso universitário “padrao” que exige 90 créditos, exigiria que vc fizesse 45 creditos em um ano. Para isso vc precisaria fazer 15 creditos em cada sessao (outono, inverno, verao), o que é impossivel. Estudar a temps plein no verao eh assinar um contrato de altíssimo risco de reprovação pois o curso é intensivo e feito na metade do tempo (em vez de 12 semanas, 6 semanas). E estudar aqui como sempre falo nao se compara ao Brasil, aqui vc tem de estudar MESMO e MUITO.

      Vc ja tem uma ideia de qual faculdade e qual curso gostaria de cursar?

      Abs,
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #54319
      marimarimari
      Participante

      Pois é, estou com algumas dúvidas. Minha formação é Produção Fonográfica com pós em Design Digital. Posso tanto ir para a área do Design (se aceitarem minha pós), como ir pra área da música. O que eu achei mais próximo foi esse curso na Universidade de Laval: Certificat en réalisation audionumérique. Mas pelo que eu entendi, é só um certificado. O que isso significa? Ainda estou pesquisando outros cursos. Procuro algo relacionado a engenharia de áudio, que tem mais a ver com a minha formação, mas na Universidade de Montreal, por exemplo, não encontrei nada. Essa área parece sem bastante interessante por causa dos diversos estúdios de animação no Quebec.

    • #54320
      RonaldoMaciel
      Participante

      Os certificados são cursos mais rápidos, seria um tipo de especialização mas ainda nível de graduação. Eles sào de somente 30 créditos e por isso duram um ano. Vc poderia fazer 12 no outono (4 materia de tres creditos), 12 no inverno e 6 no verao (2 materias de 3 creditos), e assim vc termina com tranquilidade.

      Com acúmulo de 3 certificados vc pode ganhar um baccaleauréat (bacharelado), sob aprovação da universidade. Geralmente eles aceitam para áreas afins…

      Mas a sua área infelizmente conheço pouco, sei que esta área de animação e games é uma boa área aqui no Québec, tem uma boa demanda.

      Caso nao encontre nas universidades, pode tentar algum CÉGEP que ofereça os cursos técnicos, eles parecem ter muito bom nível também…e devem ser mais baratos que uma universidade.

      Boa sorte
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #54321
      marimarimari
      Participante

      Interessante, mas o problema é que o que eu estou procurando mesmo é ter um diploma universitário daí. Então o ideal é eu continuar procurando um curso que tenha mais a ver com a minha formação. De qualquer forma, obrigada, Ronaldo. Vou continuar pesquisando as opções.
      O que eu tenho que verificar, é como eles consideram a minha formação por aí, a equivalência. Se valer como dois certificados, fico mais um ano e pego o bacharelado? Será que dá?

    • #54323
      RonaldoMaciel
      Participante

      Eles não fazem a equivalência assim: se vc cursou x materias tem o equivalente a um certificado em XX…

      É feito por matéria e se não me engano o conteúdo da ementa tem de ser equivalente ao redor de 80%…

      Nos sites das faculdades vc poderá ver a lista das disciplinas de cada curso e assim poderá ter uma ideia.

      abs,
      ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #54334
      marimarimari
      Participante

      Pois é. Vamos pesquisar os cursos com calma aqui e enviar e-mail pra faculdade para nos informarmos melhor sobre isso. Obrigada! :D

    • #122447
      marinalopeslins
      Participante

      Oi Gente!

      Também estou querendo imigrar para o Canadá, mas como é um processo que dura muito tempo e eu não tenho uma profissão da lista, pensei em ir por um meio alternativo..Fazendo faculdade.

      Pensei em fazer um mestrado, mas achei os preços altos então pensei em fazer o que foi discutido aqui… Obter um diploma de quebec e tentar aproveitar umas disciplinas.. Sou formada em Direito e Comércio Exterior e tenho 2 certificados de Business Administration e Business Enterpreneurship de uma universidade americana.

      Como ainda estou iniciando, estou um pouco confusa de por onde comecar e agradeceria muito se alguem me desse uma luz…

      1- Deveria fazer a revalidação de diploma com o governo antes de entrar em contato com a faculdade?
      2- Pela experiencia de voces, valeria mais a pena (levando em consideração custos) fazer um técnologo ou bacharelado?
      3- Essa seria uma opção mais viável do que um MBA ou vocês acham de daria no mesmo (com relação a custos)?
      4- com um MBA de quebec teria mais chances em aplicar para a residencia?

      Desde já agradeço o tempo de voces!!

      • #122448
        daniel.p
        Participante

        Oi

        Acho que vale a pena ler o artigo abaixo, parece que ficou mais difícil imigrar por esse esquema

        http://www.theglobeandmail.com/news/national/new-immigration-rules-risk-leaving-international-students-behind/article22886693/

        Eu pensaria duas vezes antes de tentar. Sobre precisar fazer equivalência de diploma com o Quebec, fale antes com a Universidade que vc deseja cursar. Na Concordia não me pediram pra validar diploma, aceitaram meu diploma brasileiro sem problemas, só pediram que o mesmo fosse enviado diretamente pela universidade no Brasil. Já na UQAM quando eu pesquisei um mestrado lá eles me informaram que precisaria apresentar a equivalência.

        Boa sorte

    • #122451
      marinalopeslins
      Participante

      Oi Daniel! Obrigada por me responder!

      Li o artigo que sugeriu, e isso realmente é alarmante, mas será que no Quebec também está assim?

      • #122452
        daniel.p
        Participante

        Oi Marina

        Eu realmente não sei. Aqui as provínvicas tem toda a autonomia do mundo, e eu não sou dessa área, falo só por experiência própria. Dito isto, se eu tivesse que chegar a uma conclusão diria que como o visto é emitido pelo governo federal e quem estabelece os parametros é o governo federal (até onde entendo o Quebec apenas faz a seleção), eu acho que essa modificação nas regras afetaria todos os candidatos, independente da província.

        Mas de novo, eu não sei de nada, to só interpretando a notícia com base nos meu limitado conhecimento sobre lei imigratória. Acho que talvez fosse o caso de entrar em contato com os órgãos oficiais de imigração do Quebec e confirmar se isso se aplica à província ou não.

        Boa sorte.

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.