Engenheiros – Cadastro na OIQ

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7940
      fcrepaldi
      Participante

      Boa noite pessoal!

      Meu nome é Fabricio e este é meu primeiro post nesta comunidade. Eu e minha esposa demos entrada no nosso dossiê do CSQ no começo de dezembro do ano passado. Sou engenheiro aeronáutico e gostaria de obter meu cadastro na OIQ (Ordre des Ingénieurs du Québec) ainda estando no Brasil, pois pretendo imigrar com emprego já arrumado por lá.
      Estou planejando fazer as provas da OIQ na nossa primeira viagem a Montréal, na primeira quinzena de novembro (a agenda das provas e o manual geral para as provas de admissão pode ser encontrado aqui: http://www.oiq.qc.ca/Documents/DAP/admission/OIQ_guide%20des%20examens%20d%27admission-en.pdf).
      Gostaria de saber das pessoas que já passaram por esse processo, de preferência recentemente, pois parece que tal processo muda sempre:

      – no site http://www.oiq.qc.ca/en/Iam/applicant/obtainingPermit/otherCountries/Pages/documents.aspx, é pedida uma cópia autenticada e certificada pela instituição emissora do diploma, ou um diploma reconhecido por um membro ou funcionário da OIQ mediante apresentação do diploma original. Como esta última opção é inviável para mim que estou no Brasil, que tipo de documento posso enviar? Uma cópia autenticada em cartório do diploma (que já possui assinatura do reitor da universidade, sendo assim certificado pela instituição emissora do diploma) e uma tradução juramentada por um membro da OTTIAQ é suficiente?

      – para dar entrada na OIQ, não preciso antes fazer a validação do meu diploma, como indicado no endereço http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=2&file=//I_9/I9R10_A.htm ? Isto porque este endereço pede uma descrição dos cursos que foram feitos durante a universidade, e cuja tradução pelos membros da OTTIAQ deve custar uma pequena fortuna. Isto não é pedido no site da OIQ.