Engenheiros – Cadastro na OIQ

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7940
      fcrepaldi
      Participante

      Boa noite pessoal!

      Meu nome é Fabricio e este é meu primeiro post nesta comunidade. Eu e minha esposa demos entrada no nosso dossiê do CSQ no começo de dezembro do ano passado. Sou engenheiro aeronáutico e gostaria de obter meu cadastro na OIQ (Ordre des Ingénieurs du Québec) ainda estando no Brasil, pois pretendo imigrar com emprego já arrumado por lá.
      Estou planejando fazer as provas da OIQ na nossa primeira viagem a Montréal, na primeira quinzena de novembro (a agenda das provas e o manual geral para as provas de admissão pode ser encontrado aqui: http://www.oiq.qc.ca/Documents/DAP/admission/OIQ_guide%20des%20examens%20d%27admission-en.pdf).
      Gostaria de saber das pessoas que já passaram por esse processo, de preferência recentemente, pois parece que tal processo muda sempre:

      – no site http://www.oiq.qc.ca/en/Iam/applicant/obtainingPermit/otherCountries/Pages/documents.aspx, é pedida uma cópia autenticada e certificada pela instituição emissora do diploma, ou um diploma reconhecido por um membro ou funcionário da OIQ mediante apresentação do diploma original. Como esta última opção é inviável para mim que estou no Brasil, que tipo de documento posso enviar? Uma cópia autenticada em cartório do diploma (que já possui assinatura do reitor da universidade, sendo assim certificado pela instituição emissora do diploma) e uma tradução juramentada por um membro da OTTIAQ é suficiente?

      – para dar entrada na OIQ, não preciso antes fazer a validação do meu diploma, como indicado no endereço http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=2&file=//I_9/I9R10_A.htm ? Isto porque este endereço pede uma descrição dos cursos que foram feitos durante a universidade, e cuja tradução pelos membros da OTTIAQ deve custar uma pequena fortuna. Isto não é pedido no site da OIQ.

      Obrigado desde já pela colaboração, e abraço,

      Fabricio

    • #50713
      aninhas
      Participante

      Acho que o mrodolfo já falou o que eu havia escrito aqui e com mais propriedade. Peço ao moderador que apague minha mensagem.

      Obrigada.

    • #50725
      mrodolfo
      Participante

      Para começar, você leu o tópico http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/5214.html ? [link atulizado em 02 03 2012 Moderacao]

      Tem dezoito páginas de coisas que nós engenheiros postamos sobre nossa profissão e o processo da Ordem.

      Aproveito e peço aos moderados para transferirem essa discussão para lá, se possível.

      A análise do dossier na OIQ demora um pouco, por volta de quatro meses, e a inscrição para as provas deve ser feita dois meses antes da mesma. Logo, para fazer a prova em Novembro, deve enviar o seu dossier até março. Foi o que eu fiz.

      Para o diploma, reconheça a firma de uma pessoa que o assinou, tire cópia e o autentique. Para o tradutor, se for da OTTIAQ, mande por e-mail uma imagem escaneada dele. Economize uma grana pedindo um histórico traduzido para o inglês a sua faculdade. O histórico, pouco importa em qual idioma, tem que ir em envelope lacrado pela universidade/faculdade junto com os outros documentos que você vai enviar.

      Tem muita coisa sobre o assunto no meu blog…

      Você já se informou melhor sobre a necessidade de ser membro da OIQ para trabalhar na área aeronáutica por aqui? Um amigo que presta serviços na Bombardier me disse que ela não exige que o seja, e ainda podem usar o título dentro da fábrica. Questão de acordos internacionais relativos à área…

      Temos também um grupo de discussão sobre assuntos profissionais da engenharia no LinkedIn da CBQ.

      Bonne chance,

    • #50852
      fcrepaldi
      Participante

      Pessoal, muito obrigado pelas respostas. Estou em contato com uma pessoa da OIQ via email para obter as últimas informações antes de enviar minha aplicação. Seguindo seu conselho, mrodolfo, vou ver se envio até o final de março.

      Sobre a questão do engenheiro aeronáutico: No site Métiers Québec, está bem claro que o profissional desta área de formação deve ter cadastro na OIQ como qualquer outro. Até mesmo já vi ofertas de emprego na área de manutenção de aeronaves (minha área de atuação no momento) no site da Air Canada que exigem cadastro na OIQ. No entanto, já conversei com um ex-empregado da Bombardier que me disse que de fato não é cobrado o cadastro para engenheiros desta empresa, possivelmente pela força política da mesma. No entanto, pretendo permanecer na área de manutenção, daí meu interesse no cadastro.

      Estou ainda na 13ª página do tópico que vc citou, mas gostaria de fazer uma pergunta: lá, um rapaz disse que deu entrada no processo da OIQ enviando cópia autenticada da certidão de casamento, e que posteriormente foi pedida uma cópia da certidão de nascimento. No entanto, esta minha certidão ficou retida no cartório, atualmente só tenho a de casamento. Mrodolfo, isto aconteceu com vc também? O que devo fazer neste caso?

      Abraço, obrigado de novo e à bientôt,

      Fabricio

    • #50855
      mrodolfo
      Participante

      Fabricio,

      É só ir no cartório e pedir uma segunda via. Vai vir averbado o seu casamento nessa cópia. Eu fiz isso sem me solicitarem…

    • #60647
      Syl
      Participante

      Pessoal,

      sou engenheira química e pretendo imigrar p/ Montreal entre junho e julho…tenho uma dúvida em relação a entrada na OIQ, se alguém que já deu entrada puder me ajudar, eu agradeço muito…tentei abrir o link do tópico que o mrodolfo passou, mas não consegui…

      Estou separando a documentação para pedir a equivalência do diploma e dar entrada no OIQ, pois pretendo já fazer isso assim que chegar lá, já tenho quase tudo, porém a minha dúvida: no site da OIQ, um dos documentos pedidos é uma prova do nosso conhecimento do francês…eu havia enviada um e-mail à OIQ e um dos meus questionamentos foi em relação a essa prova de conhecimento e a pessoa respondeu que eu tenho que fazer o exame de francês do Governo de Quebec…alguém fez esse exame?? Por acaso é o TCF ou é algum exame específico para isso?
      Porque se for um exame que eu possa fazer aqui no Brasil,como é o caso do TCF ou o DELF, ou qualquer outro, eu já ia fazendo…

      Obrigada,
      Syl

    • #60648
      Carlos_Santos
      Participante

      @Syl wrote:

      ..tentei abrir o link do tópico que o mrodolfo passou, mas não consegui…

      Aqui o link :

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/5214.html

      e uma correcao: agora sao 20 paginas de informacao e nao 18 ;-)

      Boa leitura!

      @Syl wrote:

      …no site da OIQ, um dos documentos pedidos é uma prova do nosso conhecimento do francês…eu havia enviada um e-mail à OIQ e um dos meus questionamentos foi em relação a essa prova de conhecimento e a pessoa respondeu que eu tenho que fazer o exame de francês do Governo de Quebec…alguém fez esse exame?? Por acaso é o TCF ou é algum exame específico para isso?
      Syl

      aqui uma pista para achar a sua resposta :

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/19/4862.html
      -http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/41/3342.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/3267.html
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/16/4869.html

    • #60649
      Syl
      Participante

      Obrigada Carlos_Santos :)

      Vou ler com calma essas páginas todas!! :)

    • #60655
      Baratinha
      Participante

      Ola Syl

      A prova de conhecimento de lingua que é exigida é um exame que vc faz no oficio Quebecois de Langue Française (que fica na rue Sherbrooke est em Montreal, mas tem sucursais em outras cidades).
      Vc nao precisa ter feito o exame para mandar a sua documentaçao. Esse exame pode ser feito mesmo depois das provas de conhecimento especifico, inclusive eu mandei o meu dossier pra OIQ e foram eles que me mandaram o formulario para a inscriçao ao exame ( que e um exame bem tranquilo por sinal)

      Carlos ..Dei uma olhada rapida e nao vi essa pergunta especifica ja respondida , entao se por acaso fui quem comeu bola me desculpe ou senao tranfira para o forum correto , muito obrigada.

    • #60664
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Baratinha,

      o site da ordem esta com problemas, mas o google me deu esta resposta aqui:

      “…w.oiq.qc.ca/fr/jeSuis/…/exigencesLinguistiques.aspxPartagerLa connaissance du français est jugée appropriée si l’ingénieur junior répond à … de la langue française (OQLF) indiquant qu’il a réussi les tests de français…..”

      Por isso indiquei os topicos acima, aonde se fala deste teste e de outros….

      Aqui um link direto:

      http://www.oqlf.gouv.qc.ca/francisation/ordres_prof/examen.html

    • #60670
      Syl
      Participante

      Obrigada Baratinha pelo teu esclarecimento :)

      Então no momento não preciso fazer nenhuma prova de francês!!! Já é uma coisa a menos p/ me preocupar rsrsrs

      Syl

    • #64453
      familiafonseca
      Participante

      Gostaria de uma ajuda de vcs. Estarei dando entrada na OIQ e estou juntando a papelada. A descrição da matéria de economia é apenas um resumo do que vimos na faculdade, feito por nós mesmos, ou tem que ser em papel timbrado emitido pela universidade com a descrição da matéria???? sei que esse documento pode eliminar uma prova, portanto não quero errar.
      Desde já agradeço.

    • #64455
      mrodolfo
      Participante

      Envie a ementa da(s) disciplina(s), que pode ser traduzida por você mesmo. Foi isso o que eu fiz.

    • #64457
      familiafonseca
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      Envie a ementa da(s) disciplina(s), que pode ser traduzida por você mesmo. Foi isso o que eu fiz.

      e vc já recebeu o retorno da OIQ informando que os documentos estão OK Mrodolfo??? outra coisa, o tradutor que fez as traduções do processo federal não é membro da OTIIAQ, ele é tradutor oficial reconhecido pelo Brasil, e meu o processo foi aceito sem problemas. Para o caso da OIQ, tem que necessariamente ser membro da OTIIAQ?

    • #64460
      mrodolfo
      Participante

      Fonseca, fui engenheiro junior por um ano. Hoje nao sou mais membro da OIQ pois desisti de atuar na área de formaçao.

      Nao sei se o processo mudou. Na dúvida, entre em contato com a OIQ por e-mail que eles respondem rapidinho.

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.