Fisioterapia

Visualizando 115 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4369
      Savia
      Participante

      Olá pessoal!
      Acabei de me cadastrar e estou engolindo tudo que encontro.
      Os administradores estão de parabéns, achei o site, super explicativo e organizado.
      Gostaria de saber sobre a minha profissão, se é viável o trabalho lá e se é muito burocrático validá-lo?
      Agradeço desde já a atenção,
      Savia

    • #10669
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Savia

      Bem vinda ao grupo. Dê uma olhada no site Office des professions du Québec. Lá você encontra a lista das 45 ordens profissionais bem como os contatos de cada uma. Dessa forma você pode escrever um e-mail diretamente a eles pedindo as informações necessárias.
      Boa sorte,

      Adriana

    • #10689
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Savia,

      Como nossa amiga driaoquadrado já disse, faça esta consulta mesmo.

      Seja bem-vinda ao site!!!

      Abraços,[/align]

    • #10864
      Terepo
      Participante

      Olá Savia,
      Eu também sou fisioterapeuta e pelo que li é um pouco caro o processo de validação do diploma e a prova da ordem, mas acredito que vale a pena, pois existem várias propostas de emprego por lá.
      O site da nossa ordem de fisioterapia em Québec é: http://www.oppq.qc.ca/ onde há uma explicação sobre candidatos estrangeiros: http://www.oppq.qc.ca/PordreAdmPhys3.php.
      Espero ter lhe ajudado!!
      Abraço,

      Tereza

    • #16877
      clarisseborba
      Participante

      Olá Sávia e Teresa,

       Andei me informando e tb achei mt caro e demorado, pelo menos 2 anos incluindo acerto de currículo, ou seja , cursar as matérias que “faltam” para eles poderem dar equivalência. O bom seria conhecermos alguém que já passou por isso. Se souberem de alguém avisem.

       Bjs e Boa Sorte
       Clarisse

    • #16884
      Carlos_Santos
      Participante

      clarisseborba,

      seja bem vinda ao nosso forum!

      legal vc reativar este tópico, mas veja que depois de dezembro ninguém postou mais nada sobre!

      Atenciosamente

    • #16896
      Craisse
      Participante

      Olá Sávia,
      também sou fisioterapeuta e procuro por informações. Mas a dificuldade pra validar o diploma, como todos estão dizendo, não será pra mim um empecilho dentro do processo de imigração. Vou tentar colher o máximo de informações possíveis, mas não desistir do processo mesmo que tenha que cursar boa parte do curso novamente.

      Abraços pra todos!

    • #17540
      ninacraft
      Participante

              Olá Sávia!

               Acabei de me cadastrar nesta comunidade, meu primeiro movimento para conseguir estudar fora. Tenho milhões de dúvidas! Também sou Fisioterapeuta e gostaria de saber se você descobriu algumas coisas sobre a nossa profissão no Canadá. As etapas para validar o currículo, as oportunidades de trabalho, de Mestrado, etc.

                Desde já agradeço pela atenção!

                Atenciosamente,

                Marina

    • #17552
      clarisseborba
      Participante

      Obrigada Carlos,

      E aos amigos de profissão interessados, tenho algumas informações para compartilhar. Conheço uma canadense que trabalha com Pilates em Quebéc, mas ela não é fisioterapeuta. Ela disse, vejam bem, que a fisioterapia de lá é mais condervadora que a nossa, ou seja, eles não aceitam tratamentos alternativos associados a fisioterapia com o mesmo profissional, por exemplo, fisioterapeuta-acupunturista, fisioterapeuta-massoterapeuta, como acontece por aqui. O conselho regional é bastante rigoroso e caça o registro se souber desse tipo de prática associada. Que o sistema de saúde é como no filme “Invasões Bárbaras”, deficiente para assistência de uma forma geral (é isso mesmo Carlos?). Tb que o Quebéc possui um elevado índice de C.A em pacientes jovens.
       Agora pesquisa minha, acho que o ideal é conseguir um mestrado, e depois pedir equivalência, ou fazer o mestrado enquanto acontece o processo de equivalência, para podemos conhecer o sistema de saúde, técnicas que trabalham, a sociedade de uma forma geral, a cidade,etc. Bom, por enquanto é isso, que nós fisioterapeutas possamos ajudar uns aos outros.
      Boa Sorte a todos.
      Clarisse

    • #17559
      Craisse
      Participante

      Olá Clarisse,

      também sou fisioterapeuta e também trabalho com Pilates. Tens alguma informação sobre a atuação do fisioterapeuta como instrutor de pilates no Qubec?

      Grato desde já!

      Craisse.

    • #17570
      Ventura
      Participante

      Erro.

    • #17571
      Ventura
      Participante

      Olá pessoal,

      Gostaria de contribuir com este topico também. Minha namorada é fisioterapeuta e eu sempre presto atenção nas informações sobre o tema.

      Vamos lá então!! Tem uma pessoa, o daviararipe, que mora no Quebec e que contribui muito com a comunidade atualizando informações diretas do Canada! A pouco tempo ele postou informações sobre o processo de reconhecimento de diploma de fisioterapia no Quebec. Segue a citação do daviararipe na integra:

      [align=justify]“Sua esposa està com sorte, eu levantei todos os dados para uma amiga recentemente que esta vindo pra ca trabalhar como fisioterapeuta. Neste caso, vou te explicar como funciona: O processo para equivalencia no Quebec eh diferente do resto do Canada. E aqui eh, felizmente, mais facil. Basicamente, ela vai primeiro pedir uma avaliacao acerca a comparacao de estudos feitos no Brasil com o Quebec. Eles vao querer saber se ela estudou o mesmo tempo que um Quebecois estudou e se seu curso eh universitario ou tecnico. Quem faz esta avaliaçao eh o ministerio da educaçao do Québec. (http://www.mels.gouv.qc.ca/). Apos isso, ela vai abrir um dossiê na ordem dos fisioterapeutas do Québec, http://www.oppq.qc.ca/PordreAdmPhys3.php, onde eles vao pedir que ela faça algumas disciplinas, estagio de 06 meses (remunerado) e prova de francês. O processo todo dura cerca de um ano e meio, mas vale a pena pq tem procura e ganha-se bem. Entretanto, antes de vir, traduza com um tradutor juramentado todas as ementas do curso universitario, historicos, diplomas e tambem experiencia profissional.”[/align]

      Forte abraço a todos,

      Alexandre

    • #17573
      daviararipe
      Participante

      Oi pessoal!

      O link atualizado com as instruçoes para validar o diploma de fisioterapeuta esta aqui:

      http://www.oppq.qc.ca/PordreAdmPhys3.php

      Boa sorte!!!

      Davi.

    • #17574
      daviararipe
      Participante

      Mais uma dica,

      A validaçao do diploma de fisioterapeuta que vocês fizerem no Québec também valera para as provincias de New Brunswick e Saskatchewan.

      Abraços!

      Davi.

    • #17576
      Ventura
      Participante

      Olá Davi,

      Obrigado pela atualização das informações. Um pergunta, sua amiga já está em Quabec? Ela já deu entrada no reconhecimento?

      Forte abraço a todos,

      Alexandre

    • #17578
      daviararipe
      Participante

      Sim esta, mas vai enviar os papeis para a ordem nos proximos meses.

    • #17579
      daviararipe
      Participante

      Ao que consta, a profissao de fisioterapeuta tem boas perspectivas aqui. Quem conseguir a permissao vai ficar bem, pois podera trabalhar em hospitais ou mesmo ter sua propria clinica com subvençao do governo.

    • #17583
      Ventura
      Participante

      Davi,

      Ótima noticia para os fisioterapeutas!!

      Agora, sobre o reconhecimento eu ainda não tenho opinião formada, porque se uma pessoa demora em média 1,5 anos para ter seu diploma reconhecido e se entrar na faculdade tem a possibilidade de realizar a graduação em 2 anos, conseguindo eliminar o maximo permitido que gira em torno de 50% dos creditos….eu não sei qual é melhor…pedir o reconhecimento do diploma ou fazer a graduação de novo, logico que se conseguir eliminar varias matérias.

      Forte abraço a todos,

      Alexandre

    • #17593
      Craisse
      Participante

      Também não tenho opinião formada sobre o assunto levantado pelo Alexandre (Ventura).

      “eu não sei qual é melhor…pedir o reconhecimento do diploma ou fazer a graduação de novo”…

      Acho que além do tempo que se leva para ambos é importante levar também em consideração a questão custo benefício. É algo que podemos pesquisar e comparar.

      Vamos lá que esse tópico tá me deixando empolgado!

      Abraços!

      PS. vamos aguardar informações sobre o processo da amiga do Davi!
      PS.2 se alguém tiver informações sobre o Pilates eu agradeço desde já!

    • #17602
      clarisseborba
      Participante

      Olá Craisse,

       O que sei é que o público de Pilates é o mesmo daqui, pessoal de renda mensal elevada, foi a única coisa mais detalhada que ela me falou. Eu entrei no site oficial de Pilates e o curso “original” lá, beira o valor daqui, em torno de 6000,00. Quando estiver com ela, pergunto mais coisas, no momento ela está aqui no Brasil. Mas como ela não é fisio, eu deduzo que não seja necessário vínculo com o conselho de fisioterapia para atuar com Pilates. De qq forma me informarei mais.

      Abraços Clarisse

    • #17603
      clarisseborba
      Participante

      Nossa se elimiarmos 50% das matérias, já tá valendo. Como obteve esta notícia Alexandre, deve depender da graduação, eu sou formada na estácio. Fala mais…tb tô gostando.

    • #17605
      Craisse
      Participante

      Olá Clarisse,

      eu tenho uma formação Internacional de Pilates (Physio Pilates / Polestar Education), e trabalho a 2 anos na área. Acredito que não terei problemas para atuar nessa área, mas queria ter certeza disso através de profissionais atuando na mesma área por lá. Sua amiga talvez posso nos ajudar muito nesse caso.

      Fico aguardando ansioso por novidades!!

      Obrigado pelass informações!

      Grande abraço,
      Craisse.

    • #17608
      Ventura
      Participante

      [align=justify]Olá Clarisse,

      Eu obtive esta informação atraves de um brasileiro que está fazendo o curso de graduação na Poly de Montreal. Porém ele está fazendo o curso de graduação de engenharia. Ele nos disse que o máximo que a universidade permite de eliminação de creditos já feitos no Brasil são de 50% dos creditos. Procure o topico de Engenheiros aqui na comunidade e dá uma lida que você vai entender melhor e pode tirar suas proprias conclusões. Lembre-se que eu sou engenheiro e não fisioterapeuta. Espero ter ajudado!

      Forte abraços a todos,

      Alexandre [/align]

    • #17635
      clarisseborba
      Participante

      Craisse,

      Tô enviando um email para ela agora, mas sugiro que vc envie esta pergunta a associação physio pilates de montréal também.

       Abraços

    • #17642
      daviararipe
      Participante

      Bem, com relaçao a entrar na fac e fazer tudo de novo… nao sei… Mas ao que parece, nas provincias inglesas para ser fisioterapeuta sera necessario fazer o mestrado, ou seja, a formaçao de fisioterapeuta sera dada em nivel de mestrado e nao mais em graduaçao. Liguei uma vez para a universidade de ottawa a respeito de cursos de graduaçao e foi esta a resposta que obtive. Alias, o curso de graduaçao havia sido extinto por la!!! Na minha visao, pelo que vejo daqui, acho melhor fazer dois ou anos na universidade e ter um diploma de fisioterapeuta a um diploma “reconhecido”. Um diploma daqui sempre vai ser mais valorizado. Também sera mais barato, pois como estudante regular as taxas sao mais baixas e é mais facil conseguir subvençao para pagar os estudos.

      Davi.

    • #17663
      clarisseborba
      Participante

      Obrigada Davi,

        Muito legal, sempre descobrindo mais.

         Clarisse

    • #17669
      Craisse
      Participante

      Muito Obrigado Davi,

      como sempre extremamente prestativo, e com informações importantíssimas!

      grande abraço,

      Craisse.

    • #17683
      daviararipe
      Participante

      Valeu pessoal!!! Quando tiver mais informaçoes passo pra todos!!!

      Abraços!

      Davi.

    • #17715
      daviararipe
      Participante

      INFORMAÇAO MUITO IMPORTANTE AOS FISIOTERAPEUTAS:

      Falei com minha amiga e ela esta esperando o resultado da avaliaçao da Ordem, mas ela me adiantou que a Universidade de Laval tem um programa aos fisioterapeutas que buscam o reconhecimento do diploma. O tempo do processamento e o numero de disciplinas é definido pela ordem segundo cada caso especifico e dependendo do caso a universidade vai querer um exame de francês para saber se o imigrante podera seguir os cursos. Quanto menos tempo se tem de formado, menos disciplinas a fazer. Mas… assim como eu havia constatado em Ottawa, no Quebec a partir de 2009 nao se formara mais fisioterapeutas em nivel de graduaçao e sim somente apos o mestrado em fisioterapia. Vale à pena ao pessoal que esta indo nos proximos dois anos contactar a ordem para saber como vai ficar a equilacência apos esta mudança.

      Se eu souber de mais alguma coisa entro em contato!!!

      Boa sorte a todos!

      Davi.

    • #17729
      clarisseborba
      Participante

      Oi Davi,
      :oops: Não entendi, a graduação deverá ser feita em que área? Para depois o futuro fisioterapeuta fazer mestrado.
      Muito boa esta dica sobre Laval, é lá que vou procura o mestrado para concentrar tudo em um mesmo local.
         Davi, mais uma vez  muito obrigada mesmo.
          Clarisse

    • #17738
      Ventura
      Participante

      Olá Davi,

      eu também fiquei com um pouco de duvida…quando você fala que o Quebec, assim como Ottawa só formará fisioterapeuta a nivel de mestrado você esta querendo dizer que o curso de fisioterapia aumentara em mais dois anos? Qual curso será o de graduaçao? Estas informaçoes sao importantissimas para os fisioterapeutas!!!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #17741
      daviararipe
      Participante

      Oi pessoal,

      A formacao ficara assim: vc faz um curso geral na area de saude (bacharel em ciencias da saude) onde se estuda biologia, quimica e outras disciplinas conexas e a partir disto vai fazer a formacao de fisioterapeuta no mestrado.

      Clarisse, acho a univ. de Laval o melhor destino, pois alem do custo de vida ser menor que em Montreal, so mesmo la existe um programa pra estrangeiros. Em Montreal o pessoal so consegue fazer com o que sobra de disciplinas, imagine quanto tempo isso leva para terminar….

      Abracos!

      Davi.

    • #17770
      Ventura
      Participante

      Olá Davi,

      Obrigado pelas informações! Você esta me deixando preocupado… quando diz sobre poder cursar só com as sobras de disciplinas, você estava se referindo as materias pedidas pela ordem dos fisioterapeutas ou quando chega-se do exterior e vai cursar uma graduaçao você só consegue fazer as materias que tiverem sobrando vagas? Quando se é aceito para um curso de graduaçao, vc fica em pé de igualdade com quem ja esta fazendo o curso?

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #17778
      Craisse
      Participante

      Oi Davi,

      mais uma vez agradeço pelas informações preciosas.

      Você sabe dizer quanto tempo levará a graduação e o mestrado em fisioterapia nesse novo formato?

      um abraço,

      Craisse!

    • #17797
      Anonymous
      Participante

      Olá a todos !!!
       
      Acho que esse foi o tópico de fisio c/ mais informações até o momento.Apesar de esclarecedoras, confesso ter ficado preocupada tbém.Qdo foi dito numa msg anterior, que a fisioterapia em Quebec é mais tradicional e não aceitarem terapias “alternativas”.Trabalho c/ Pilates, RPG, Shiatsu e Drenagem linfática.Não tenho a menor afinidade c/ fisio convencional.Então, pelas informações dadas até o momento, vejo que terei de trilhar p/ outros caminhos, como fazer cursos específicos em minha área de atuação.Alguém na mesma situação que eu?
      Parabéns a todos do grupo, sempre solícitos em compartilhar suas pesquisas aqui.Ao pessoal de fisio, espero continuarmos dividindo aqui tudo o que encontrarmos a respeito.
      Bonne chance !
      Marina.

    • #17799
      Craisse
      Participante

      Oi Marina,

      trabalho com Pilates também. pelo que tenho visto, embora não tenha certeza disso, lá “qualquer profissional” pode trabalhar com Pilates desde que tenha formação específica para isso. Eu tenho a formação da Physio Pilates que é reconhecida pela PMA (Pilates Method Alliance), uma associação internacional de Pilates que é super reconhecida nos EUA e Canadá. Vou buscar novas informações a respeito, mas acredito que trabalhar com Pilates especificamente não será grandes problemas.

      Tentei achar algo a respeito do RPG no Canadá e não achei nada! Você tem alguma informação?? Quais as tuas formações??

      Abraço!

      Craisse

    • #17814
      Anonymous
      Participante

      Oi Craisse,

      Minha formação em Pilates não foi pela Physio Pilates.Aqui em Salvador temos outros cursos paralelos, ministrados por pessoas c/ formação na Physio Pilates.Bem, fiz minha pesquisa e optei por um que me pareceu confiável.Terminei há uns 2 anos e não me arrependi.Agora p/ atuar lá no Canadá, não sei se isso será pré-requisito.Pelo que tenho lido até agora, duvido muito que não exijam uma formação lá em terras quebecoises.
      Em relação a RPG, fiz o curso direto c/ o Philipe Souchard em 1999.Tenho diploma da Universidade de St.Mont , onde fica o centro de estudos dele, na França.Entrei no site da Sociedade Brasileira de RPG e consegui o site de uma clínica em Montreal, onde há uma profissional exercendo.A partir daí, resolvi entrar nas páginas amarelas de Montreal e buscar todas as minhas áreas de atuação (RPG, Pilates, Drenagem Linfática e Shiatsu).Fiquei bastante animada, porque encontrei uma infinidade de opções.O site é http://www.pagesjaunes.ca
      Tem também um site de empregos específico p/ a nossa área: http://serespro.com .Dá p/ ter idéia da demanda em cada área do Quebec, especificamente.
      Mas quero saber mesmo qual curso é preciso p/ exercer drenagem e shiatsu, pois imagino que deva ser algo bem mais rápido do que a validação do nosso diploma.Pelo menos p/ garantir o sustento, enqto não ocorrer de fato.
      Tenho mais uma infinidade de sites que pesquiso sempre que posso.Se alguém quiser mais informações, dentro das minhas “humildes” pesquisas, estou à disposição.
      Meu e-mail pessoal é marina_limarpg@hotmail.com.
      À Bientôt,
      Marina.

    • #17815
      Craisse
      Participante

      Oi Marina,

      em relação ao Pilates, mandei e-mail para alguns Studios em Quebec que estavam precisando de profissionais perguntado se eles aceitariam uma formação de fora do Quebec (especifiquei minha formação). Até agora só recebi uma reposta de um Studio que só trabalham com profissionais formados pela Stott Pilates, já que são uma filial da Stott em Montreal. Estou aguardando a resposta dos outros Studios, e  assim que as tiver coloco aqui. Espero ter respostas positivas!

      Em relação ao RPG também achei o mesmo que você, um centro que trabalha com a técnica, que inclusive é reconhecida pela L’Ordre Professionel de la Physiothérapie du Québec (OPPQ). Ai vai o link para quem quiser conferir:OPPQ

      O Centro que encontrei é o:
      Centre de Perfectionnement de Physiothérapie sur la Posture – CPPP
      rpg@physioextra.ca

      Qualquer novidade, estamos ai!
      À bientôt!!

      Craisse.

    • #17841
      Anonymous
      Participante

      Valeu Craisse !!!
      Aguardo suas respostas então.O site da OPPQ eu já havia conferido.Vamos continuar trocando figurinhas até completar nosso ábum  :lol:  :lol:  :lol:
      Merci beaucoup,
      Marina Lima.

    • #17848
      clarisseborba
      Participante

      Oi Pessoal ,
      Adorei as informações, e mais uma vez muito obrigada Davi, estou pesquisando tudo sobre univ de Laval.
      Craisse, minha amiga ainda não me respondeu, estou aguardando. Quanto a Marina, há associação de Massoterapeutas e Acupunturistas separadamente, se eu quiser com meu diploma de acupuntura posso me inscrever na ordem dos acupunturistas, o mesmo com vc em relação ao shiatsu. Pelo que entendi, como a área e saúde é muito fiscalizada, e há muitos conselhos, o profissional deve se definir quanto a área mais especificamente. Soube de um caso que a fisioterapeuta deixou e ser fisio, desistiu do registro, fez um curso de osteopatia e está trabalhando só com isso.

        Obrigada e Boa sorte a todos
        Clarisse

    • #17858
      Anonymous
      Participante

      Olá Clarisse,

      Gostei das sua informações.Será que vc teria esse contato da associação de massoterapeutas?P/ mim seria excelente, pois poderia começar c/ o shiatsu e a drenagem até a provável validação.Se vc tiver tbém o contato c/ essa pessoa de osteopatia, gostaria muito tbém.Sempre é bom ter contato direto c/ pessoas q vivenciaram a realidade.
      Mais uma vez obrigada, e se eu puder ajudar em algo, sempre à disposição.
      Marina Lima.

    • #17862
      clarisseborba
      Participante

      Marina,

      O site da massoterapia ainda não me interessei em pesquisar, mas acredito que se vc procurar acha fácil, assim como eu achei o de acupuntura, pois a saúde tem sempre ordem. Gostaria muito de poder te passar o contato da osteopata, mas não tenho. Me passa o seu email, quero te enviar algo que pode lhe servir.

        Bjs e boa sorte
        Clarisse

    • #17877
      Anonymous
      Participante

      Obrigada Clarisse pela atenção.Meu e-mail é xxxxxxxxxxxxxxxxxxx
      Marina Lima.

    • #17885
      Craisse
      Participante

      Olá povo,

      você ja viram o site da Association Canadienne de Physiothérapie ??
      Lá explica bem direitinho sobre a mudança do curso de Fisioterapia para o nível de mestrado que deve ocorrer defenitivimante até 2009, embora em alguns lugares isso já tenha ocorrido!
      Também se encontra as 13 universidades que oferecem o curso no Canadá! Tem bastante coisa pra explorar!

      Abraços pra todos!
      Craisse!

    • #17890
      daviararipe
      Participante

      Oi pessoal!

      Um curso de graduacao fica em três anos e o de mestrado em dois. Quando falei sobra das vagas quis dizer que, na univ. de montreal que por exemplo nao tem um programa de equivalencias para profissionais estrangeiros, os mesmos so poderiam tomar as aulas que sobrassem vagas, pois nao seriam alunos regulares, seriam alunos especiais. Na univ. de Laval, sendo aceito como aluno do programa para estrangeiros, ha vagas disponibilizadas. Isso é uma grande vantagem!!! O pessoal de farmacia sofre muito com isso. Eles nunca conseguem fazer as disciplinas. Entretanto, o pessoal que esta pensando em vir em 2009 vai ter que se preparar para as mudanças.

      Abraços!

      Davi.

    • #17897
      fediniz
      Participante

      Alguem sabe informar se para fazer doutorado é necessário passar por validação de diploma? ou é necessário apenas o reconhecimento pela propria universidade?

      Aproveitando…. se souberem de programas de doutorado na área de fisioterapia ou de ergonomia em universidades do quebec eu agradeço!

      Abraços a todos os colegas fisioterapeutas!

    • #17915
      Ventura
      Participante

      Olá fediniz,

      Eu não tenho nenhuma fonte (referencia) para confirmar a informação que vou lhe passar, mas pelo que ja li em varias postagens na comunidade e em outros foruns, para um doutorado ou mestrado você passa por uma avalização da propria universidade, porém apos o termino do doutorado ou mestrado você não está automaticamente com o diploma reconnhecido, ou seja, vai continuar tendo que passar por todo o processo na ordem profissional.

      Forte Abraço,

      Ventura

    • #17918
      Carlos_Santos
      Participante

      Fdiniz,

      o Alexandre esta correto!

      Mais informações procure direto um curso numa universidade e veja como ela lida com o processo de admissão no mestrado ou doutorado.

      O que vc deseja esta nos sites das universidades, é so garimpar   :wink:

      Boa pesquisa!

    • #18177
      Cathy
      Participante

      POXA!  :(
      deixa ver se eu intendi…
      Sou estudante de fisioterapia e estou pensando em ir no início de 2009. Gostaria de saber se quando eu for fazer a euqivalência do meu diploma, ele já não vai mais valer de nada? Vou ter de fazer um outro curso e depois fazer o mestrado em fisioterapia? estou certa? quanto tempo dura +/- esse processo de “curso + mestrado”?

      Ah! Marina, também moro na Bahia! Quando vc pretende ir?

      bjos à todos e muito obrigada!

    • #18182
      Anonymous
      Participante

      Oi Cathy,

      Pelo que entendi, chegando lá vc pode tentar entrar direto num mestrado, desde que preencha todos os requisitos necessários (fluência na língua, orientador etc).Após o mestrado vc daria entrada no processo de equivalência do seu diploma.Se estiver errada, prefiro que alguém mais interado do assunto me corrija.
      Eu estou estudando francês ainda, mas devo dar entrada no processo em dezembro ou janeiro.Chegar lá, penso que só em abril de 2009.
      Qualquer dúvida é só entar em contato.Bonne chance.
      Marina.

    • #18248
      paulete
      Participante

      ola sou fisioterapeuta e gostaria de informacoes sobre cursos de mestrado e pos graduacao no quebec.

    • #18258
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Paulete,

      seja bem vinda à CBQ!

      estas informações estão disponíveis nos sites das universidades. :idea:

      boa pesquisa

    • #18265
      Ventura
      Participante

      Olá Paulete,

      seja bem vinda a comunidade! Lembre-se que já existe bastante informação aqui na comunidade. Não deixe de pesquisar nos foruns!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #18507
      clarisseborba
      Participante

      Alguém tem informação da fisioterapeuta que ia dar entrada no processo de equivalência?
       Olhei o site da Univ de Laval e pelo que entendi exigem conhecimento de francês avançado e alguns cursos extras podem ser ministrados em inglês. Bora estudar!
       Sucesso p todos.
       Clarisse

    • #18508
      clarisseborba
      Participante

      :D Pessoal,

      Achei uma coisa muito simples e interessante, entrei no “www.google.ca” e digitei “physiotherapeute montreal” os resultados foram artigos e clínicas de fisio na cidade, e dá para ver o currículo dos fisioterapeutas e conhecer melhor as possibilidades de emprego. Possibilidades… pois temos aí pela frente várias etapas.
      Vejam o guia da profissão, tipo guia do estudante, o que é a profissão, depoimentos de profissionais, onde estudar, contém 4 páginas em francês:    www.oppq.qc.ca/docs/Profession-PHT.pdf
      Sucesso e Sorte  a todos.
      Clarisse

    • #18511
      Carlos_Santos
      Participante

      que bom que acho e ainda compartilhou conosco!   :wink:

      este é o nosso espírito por aqui!

      Atenciosamente

    • #18785
      clarisseborba
      Participante

      Pessoal,

       Postei esta msg em UNIVERSIDADES. Acho q tem mais a ver com o tema pois não é específico p fisioterapia, tentei apagar aqui mas não consegui.
         
        Clarisse

    • #18808
      Ventura
      Participante

      Clarisse,

      informção interessante essa, principalmente porque maostra todos os cursos de lá… nós temos que pesquisar agora como é calculado esse coeficiente chamado CRC.

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #23953
      TINAHEN
      Participante

      Oi gente…

      Tenho acompanhado o forum e tenho algumas duvidas…
      Ao sair daqui já teremos que estar matriculados no curso ou só chegando lá que isso é resolvido? Os cursos apresentam remuneração aos estudantes? Só poderemos trabalhar com fisio após a conclusão do mestrado?  Como é a seleção para o mestrado?

      Obrigada!

      bjs a todos

    • #42308
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Salut a todos,
      Bom pessoal, sinto a necessidade de desenterrar esse topico, pois no momento estou assim meio carente de informacao.

      Pelo que li no topico o sistema de validacao de diploma, iria mudar em 2009 e realmente mudou.
      Pelo que sei, o Fisioterapeuta do Quebec estuda 6 anos, sendo 4 em Ciencias da Saude(semelhante a medicina do Brasil) e mais 2 anos de Mestrado em Fisioterapia. Logo nos, fisioterapeutas temos a opcao de validar o diploma para Terapeuta em reabilitacao fisica(3 anos de estudo no Quebec) ou tentar validacao como Fisioterapeuta mesmo, bem provavel que na segunda opcao, seja melhor equivalencia pra continuar estudando e se tornar um fisio reconhecido no Quebec. Alors, no momento estou em Montreal e desejo ter a experiencia de trabalhar como assistente de fisioterapia. Pois foi isso que a Me. Louise Courtois Presidente da OPPQ(Ordre professionnel de la physiothérapie du Québec) me disse por email. Entao comecei a distribuir curriculos na tentativa de conseguir entrevista e uma possibilidade de trabalho temporario. Pois meu visto nao eh pra trabalho, mas quero ver se consigo a tal Permissao de trabalho temporario(bem burocratico, mas nao impossivel). Mas pra isso preciso encontrar um patrao bonzinho que me ofereca uma carta de trabalho temporario, junto com alguns documentos necessarios para tal.

      Ontem fui a uma entrevista na Clinica Concordia Physio, falei com M. Thai(Fisioterapeuta e professor da McGill e da UdeM). So que ele me disse que mesmo pra trabalhar de assistente eu preciso dessa licensa da ordem de fisioterapia. Agora estou confuso, mas vou ligar e marcar um rendez-vous com a Me Louise da OPPQ.

      Bom, ficam entao aqui as minhas duvidas sobre procedimentos mais concretos, tais como:

      Quando ja estiver aqui com CSQ em maos, devo:

      Validar o diploma? Fazer Equivalencia? Complementacao de estudos? Como?

      Um abraco a todos, e um recado aos fisioterapeutas. Comentem, opinem, sobre como esta a Fisioterapia hoje, e estes processos de Equivalencia, ou complementacao de estudos.

      Se possivel gostaria de uma opiniao sobre a possibilidade de trabalhar aqui como assistente, por ser um fisioterapeuta registrado no Brasil. Um abraco a todos e desde ja agradeco.

    • #42311
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Thiago,

      seja bem vindo à CBQ!

      @OgaiT_TiagO wrote:

      ….. no momento estou em Montreal e desejo ter a experiencia de trabalhar como assistente de fisioterapia.

      aproveite que aqui esta e se informe nas fontes oficiais!

      @OgaiT_TiagO wrote:

      ….. Pois foi isso que a Me. Louise Courtois Presidente da OPPQ(Ordre professionnel de la physiothérapie du Québec) me disse por email.

      entao siga os passos que ela deve ter te dado….

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..uma possibilidade de trabalho temporario. Pois meu visto nao eh pra trabalho, mas quero ver se consigo a tal Permissao de trabalho temporario(bem burocratico, mas nao impossivel). Mas pra isso preciso encontrar um patrao bonzinho que me ofereca uma carta de trabalho temporario, junto com alguns documentos necessarios para tal.

      se o seu visto nao é de trabalho, vc tera que ser muito bom para que alguém queira te dar a chance de trabalhar (o processo nao é simples para o empregador, e os passos estao no site do CIC).

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..So que ele me disse que mesmo pra trabalhar de assistente eu preciso dessa licensa da ordem de fisioterapia. Agora estou confuso, mas vou ligar e marcar um rendez-vous com a Me Louise da OPPQ.

      melhor fonte é a sua ordem profissional, insista no RDV!

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..Quando ja estiver aqui com CSQ em maos, devo

      Validar o diploma?

      direto com a sua ordem profissional! e nao precisa do CSQ para isso!

      o processo deve estar no site deles!

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..Fazer Equivalencia?

      direto no MICC e tb nao precisa do CSQ!

      basta ir no escritorio do MICC e levar os documentos. Aqui no forum tem a lista, é so procurar!

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..Complementacao de estudos? Como?

      Tenho certeza que a ordem vai te mandar para os bancos escolares, pois todas o fazem!

      Melhor fazer o que eles te exigirem e nao por conta propria ;-)

      @OgaiT_TiagO wrote:

      …..Um abraco a todos, e um recado aos fisioterapeutas. Comentem, opinem, sobre como esta a Fisioterapia hoje, e estes processos de Equivalencia, ou complementacao de estudos.

      Se possivel gostaria de uma opiniao sobre a possibilidade de trabalhar aqui como assistente, por ser um fisioterapeuta registrado no Brasil. Um abraco a todos e desde ja agradeco.

      pelo visto vc ja teve e de um fisioterapeuta professor ai em Montreal!

      Boa sorte!

    • #42328
      SANDROMS
      Participante

      OgaiT_TiagO,

      Minha blonde tem uma amiga fazendo a complementação de escolaridade para exercer a fisioterapia. Não sei o nome extado desse curso mas existe um curso próprio para transformar os profissionais de fora do Quebec em fisioterapeutas do Quebec. Os datelhes que sei e posso informar:

      . São dois anos de curso, e a lista de espera está em 2 anos também. Veja o post abaixo escrito pela minha digníssima esposa:
      http://www.truth.com.br/ospatos/2010/08/seja-previdente-e-ganhe-tempo/

      . Ela já procurou emprego como assistente e só não conseguiu ainda porque ela não fala inglês.

      Boa sorte,

    • #42352
      OgaiT_TiagO
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      OgaiT_TiagO,

      Minha blonde tem uma amiga fazendo a complementação de escolaridade para exercer a fisioterapia. Não sei o nome extado desse curso mas existe um curso próprio para transformar os profissionais de fora do Quebec em fisioterapeutas do Quebec. Os datelhes que sei e posso informar:
      . São dois anos de curso, e a lista de espera está em 2 anos também. Veja o post abaixo escrito pela minha digníssima esposa:
      http://www.truth.com.br/ospatos/2010/08/seja-previdente-e-ganhe-tempo/

      Entao, obrigado pela informacao, mas vc sabe se eh possivel ao inves de ficar 2 anos na espera eu, com o diploma brasileiro, posso fazer um mestrado? ou qualquer especializacao? ou eh necessario o reconhecimento antes?

      abraco, Tiago

    • #42362
      SANDROMS
      Participante

      Tiago,

      só quem pode responder à sua pergunta é a Universidade. Lembrando que existem três dimesões diferentes no reconhecimento de uma formação em alguma profissão regulamentada.

      1. Avaliação comprativa – feita pelo ministério de educação. Server pra trabalhar

      2. Processo de admissão – feita pela ordem profissional. Server pra trabalhar.

      3. Avaliação de créditos universitários – feita pela própria universidade e vai ser útil para estudar, fazer mestrado, especialização etc…

      O risco de vc estudar 2 anos num mestrado ou especialização é que seu diploma de especialização pode não servir para absolutamente nada em termos de mercado de trabalho, pq o diploma superior do Brasil pode não ser aceito no mercado.

      As universidades podem te orientar nesse sentido tb…

      Boa sorte,

    • #42863
      keu_ts
      Participante

      Chegando agora na comunidade, dei uma lida em alguns comentários, confesso que fiquei confusa rs.

      Gostaria de saber quais são os primeiros passos para conseguir trabalho como fisio em quebec , agora só aceitam profissionais com mestrado?

      obrigada

    • #43208
      roders
      Participante

      Para conseguir um emprego como fisioterapeuta em Quebec, a primeira coisa é ter o visto de residente permanente e após ir até ao MICC (para fazer a equivalência), levar os documentos até a ordem e depois ir para a universidade (para fazer os créditos que o MICC e a ordem solicitaram). Durante este tempo, sei que é possível, trabalhar como assistente de fisioterapia.

    • #43582
      andpoplade
      Participante

      Olá pessoal sou novo no fórum. Moro em Curitiba, Paraná. Estou já estudando o Frances e nao sei ficou tudo muito confuso em relação a tentar me tornar Fisioterapeuta em Quebec.
      Aonde posso me orientar. Ou Alguém já esta no caminho para tentar trabalhar como Fisioterapeuta lá.
      Gostaria de uma ajuda ai povo rsrsrs
      Bjos e Abraços
      Att Andrei Poplade

    • #43587
      roders
      Participante

      Irei postar o relato da minha entrevista que fiz na ordem profissional de fisioterapia semana passada.
      Olá a todos!
      Hoje tive a minha reunião na ordem profissional para ver quais documentos devo traduzir.
      De início fui muito bem recebido, e após a apresentação, o M Serge, começou a perguntar sobre a minha graduação e experiência de trabalho no BR, também me explicou o passo a passo da validação e que maiores informações posso encontrar no site.
      Como já tinha feito a tradução de alguns diplomas, mostrei a ele, neste momento ele pegou o dossiê de outro brasileiro e me mostrou o que deve traduzir. De algumas matérias devo traduzir somente a ementa, de outras a ementa e o conteúdo programático e outras somente o nome da matéria.
      Me aconselhou a realizar este processo enquanto estiver no BR e o mais rápido possível, pois a lista de espera das universidades está em torno de 2 anos.
      Perguntei se durante o tempo de validação dos documentos poderia trabalhar como auxiliar de fisio ou de pesquisa, ele me disse que poderia trabalhar como auxiliar em clínicas particulares, mas não assinaria nada e também receberia menos.
      Acredito que tenha valido a pena conversar com ele, especialmente pela questão da tradução, pois acredito que isso me ajudará a economizar bastante.
      Abraços

    • #43593
      SANDROMS
      Participante

      Roders,

      Postei em meu blog sobre esse assunto, mas como não sou fisioterapeuta acabei relatando experiências de amigos. por favor dê uma olhada se o post abaixo está de acordo com as informações que vc teve na ordem.
      http://www.truth.com.br/ospatos/2011/02/ajuda-aos-fisioterapeutas/

      Um abraço,

      Sandro

    • #43602
      roders
      Participante

      Sandro,
      Está tudo correto, porém sugiro (aos que po$$am), antes de mandar toda a papelada para o MICC, faça uma visita na ordem profissional, para ver quais matérias devem traduzidas, pois isso poderá economizar muito.
      Outra informação que obtive foi: caso eu resolva fazer um doutorado ou um pós-doc, PODE ser que não tenha que voltar para a universidade para realizar estágios e matérias …. isso irá depender do critério da universidade.
      No mais posso falar que o processo é longo e caro, por isso tem que se pensar muito antes de tomar uma decisão precipitada.
      Sucesso a todos !!!

    • #44751
      roders
      Participante

      Estou realizando este post, pois muito colegas me perguntam o quanto será gasto com o processo de tradução dos documentos.
      Pois bem, eu gastei o total de 1028 CAD, mas é importante salientar que este valor pode ser alterado, pois irá depender do que está escrito na sua ementa e no conteúdo programático de sua universidade.
      Vale lembrar também, aos colegas fisioterapeutas, que ainda há um gasto, em torno de, 700 CAD para dar entrada na ordem profissional e mais 106 CAD para o MICC fazer a equivalência.
      Sucesso a todos !!!

    • #49532
      roders
      Participante

      Olá a todos!
      Esta semana recebi do MICC o resultado com a avaliação comparativa dos meus estudos e irei postar o resultado para dar uma noção do modo como foi avaliado.
      Deixei os meus documentos no MICC em agosto de 2011 e somente em janeiro de janeiro de 2012, que recebi o resultado, mas os documentos originais vieram em novembro de 2011 …. portanto, o processo é lento, eu imaginava que fosse mais rápido.
      Minha formação: bacharel de fisioterapia (5 anos), especialização em neurologia ( 1 ano), especialização em psicopedagogia (1,5 ano) e doutorado em neurologia (4 anos).
      Resultado do MICC: minha graduação equivale ao curso de 3 anos de fisioterapia do Québec, a esp em neuro equivale a um ano da matéria de neurociências da graduação, idem a esp em psicoped., e o doutorado vale como um doutorado de lá.
      Agora é necessário a ordem professional se reunir (eles se reúnem somente 3 X por ano) para ver quais matérias devo fazer na faculdade.
      Sucesso a todos!

    • #49538
      mrodolfo
      Participante

      Muito bom colocar como o MICC avalia a formação para auxiliar aqueles que tem a mesma carreira que a sua.

      Boa sorte no processo junto à Ordem e principalmente junto às universidades, caso eles te peçam para fazer alguma matéria. Sei que o bicho está pegando nesse ponto para algumas pessoas que não tem encontrado vagas nos cursos pedidos.

    • #49547
      SANDROMS
      Participante

      @roders wrote:

      …Agora é necessário a ordem professional se reunir (eles se reúnem somente 3 X por ano) para ver quais matérias devo fazer na faculdade.
      Sucesso a todos!

      Vai ser engraçado se vc, com um doutorado validado pelo MICC, tiver que fazer uma matéria básica com um monte de adolecentes…

    • #49623
      roders
      Participante

      Sandroms,
      Quando eu conversei com o conselheiro da ordem profissional (para me auxiliar nas matérias que eu deveria traduzir) ele me disse que eu, provavelmente, cursaria uma matéria chamada “Saúde pública no Québec” …. quando eu obtiver a resposta da ordem, posto o resultado.

    • #52342
      Helen Hartung
      Participante

      Roders,
      Como vc está bem por dentro da situação atual de equivalências, vê se vc pode me dar uma luz. Pesquisei bastante na net sobre a equivalência de fisioterapia, mas tenho dúvidas em relação a technicien(e) en readaptation physique. Vc saberia dizer se é mais “fácil/rápido” fazer a equivalência para técnico ao invés de bacharel? Sou fisioterapeuta com pós latu sensu em UTI. Como não tenho mestrado e nem doutorado fico pensando se seria mais rápido para atuar na área se tentasse fazer a equivalência desse jeito.
      De qualquer forma vou enviar um email pra OPPQ pra saber….mas já imagino que eles vão me dizer pra mandar os docs primeiro pro MICC. O interessante seria saber se alguém já fez isso, pra poder dizer se no final do processo, a coisa ficou mais rápido e/ou mais barata.
      Abraço

    • #55918
      roders
      Participante

      Olá Helen, me desculpe pela demora em responder, mas faz um tempo que nao entro por aqui. Quando eu comecei o meu processo de validação, o supervisor da ordem me orientou a seguir a carreira do como físioterapeuta mesmo, pois como fisioterapeutas temos mais vantagens que o técnico e a partir do momento que o meu diploma estava escrito físioterapia, a ordem nao ira entender como técnico de reabilitacao …. Entao tem que dar entrada como físico e ter muita paciência.
      Sucesso

    • #55919
      roders
      Participante

      Parece que o caos nao somente se instalou no processo de imigração, mas também na ordem profissional de fisioterapia, em setembro ira fazer 1 ano que enviei a minha documentação e até hoje nao obtive uma resposta.
      Já entrei em contato com a ordem e fui informado que o responsável havia sido transferido e uma nova pessoa entrou no lugar, esta nova pessoa mudou toda a ordem do processo de validação, além do Micc, caso a ordem fique em duvida sobre o u perfil, eles podem pedir que um comitê analise o seu dossiê (com vc pagando mil cad) para eles chegarem a um consenso….. Enfim, algo que aprendi durante o processo federal e estou pronto em pratica aqui: paciência !

    • #56865
      roders
      Participante

      Olá a todos! Esta semana recebi um email da ordem, solicitando mais documentos e dizendo que agora (quase após 1 ano de envio) que o meu dossiê será analisado. Também recebi um comunicado sobre as etapas do processo de validação e acredito que será interessante compartilhar com os que possuem interesse. Abraços

      Les documents requis:
       
      • Formulaire de demande d’équivalence ou lettre d’intention;
      • Questionnaire d’auto évaluation rempli selon l’équivalence demandée;
      • Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec remise par le MICC: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/evaluation-comparative/index.html;
      • Curriculum Vitae détaillé;
      • Copie certifiée conforme à l’originale de tout diplôme qu’il veut faire valoir au soutien de sa demande ;
      • Copie certifiée conforme à l’originale du relevé de notes ;
      • Description détaillée du programme d’études suivi, notamment les cours, les travaux pratiques et les stages cliniques;
      • S’il y a lieu, copie certifiée conforme à l’originale du permis d’exercice de la profession délivré hors du ​Québec ou une preuve d’appartenance à une association professionnelle de l’extérieur du Québec ;
      • Résumé détaillé et attestation des expériences pertinentes de travail ;
      • Attestation de participation à des activités de formation ou de perfectionnement dans le domaine, depuis l’obtention de son diplôme ;
      • Photographie récente, type passeport ;
      • Somme de 747.34$ en devises canadiennes, (non remboursable), pour couvrir les frais d’étude du dossier.
       
      Les étapes :
      Au cours du processus d’étude du dossier, en cas de reconnaissance partielle d’équivalence, il est possible que le Comité d’admission demande de vous soumettre à une évaluation de vos compétences devant un jury d’évaluation et ce, à vos frais. Le montant de cette évaluation est d’environ 1000$. Cette évaluation servira à déterminer la nécessité de suivre une formation d’appoint. Elle consiste à une entrevue dirigée suivi d’une observation en situation simulée de travail.
       
      1. Demander une évaluation comparative de votre diplôme auprès du Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles (MICC). Cette évaluation comparative est nécessaire à l’étude de votre dossier;
      2. Informer l’OPPQ lorsque votre dossier est ouvert au MICC;
      3. Rassembler et envoyer tous les documents demandés requis pour l’étude de votre demande d’équivalence;
      4. Étude de la demande d’équivalence par le Comité d’admission ;
      5. Évaluation de vos compétences, si nécessaire;
      6. Présentation des recommandations du Comité d’admission au Comité exécutif;
      7. Décision du Comité exécutif;
      8. Lettre envoyée au candidat l’informant de la décision et des recommandations selon le cas (formation d’appoint/ou stages à effectuer);
      9. Inscription dans un établissement de formation offrant le programme d’appoint en physiothérapie;
      10. Le candidat obtient son permis lorsqu’il a complété les formalités.
       
      Un permis temporaire est délivré au candidat non francophone afin de lui permettre de satisfaire à l’exigence de la langue française. Pour de plus amples informations, consultez le site de l’Office québécois de la langue française : http://www.oqlf.gouv.qc.ca/francisation/ordres_prof/ordres.html

    • #56867
      gabi-infirmiere
      Participante

      Roders, tomara que agora a coisa desempaque!

      entao a ordem de fisios nao encaminha pro MICC. Realmente cada ordem funciona de um jeito!

      isso é um ponto importante, os candidatos ja podem agilizar essa primeira etapa enquanto a ordem nao da nenhum posicionamento, nao é ?
      custa 109$ e leva uns 3 meses para ficar pronta ….

    • #56874
      Helen Hartung
      Participante

      Deixa eu ver se eu entendi direitinho. De forma bem resumida, primeiro eu envio toda documentação necessária para o MICC para análise. Depois de analizado, eu mesma envio a documentação do MICC para a Ordem. A ordem informará depois o que eu precisarei fazer em relação a estudo/estágio para que a equivalência seja realizada. É isso?
      Roders, super obrigada por dividir conosco essas informações de vital importância!
      Gabi, eu não entendi a taxa de 109$. Eu conheço a taxa de 747,34$ e acabei de ser apresentada a taxa de 1000$ ;). Ela é referente ao que?
      Abçs

    • #56893
      roders
      Participante

      Gabi,
      Obrigado! Nao sei se foi sorte ou azar, mas quando eu enviei os meus documentos para a ordem, o responsável mudou e só no meio deste ano eh que contraram um novo responsável.

      Helen,
      Eu acredito que o 109 cad eh referente ao valor do micc para fazer a equivalência. Os outros 1000 cad eh somente se a ordem nao chegar a uma conclusão, eles podem convocar um júri (aí vc paga os mil cad) para eles decidirem quais matérias vc tem que fazer na faculdade. Essa parte do júri eh nova, veio com as novas regras.
      Sucesso!!

    • #57868
      skyhawks
      Participante

      Pessoal,

      Boa noite!

      Tem alguém no grupo que trabalha com Pilates no Canadá?

      Minha esposa é graduada em Fisioterapia e tem uma especialização em Pilates Rehabilitação pela Polestar, uma renomada organização de profissionais reconhecida mundialmente, inclusive no Canadá.

      Dado que ela não pretende exercer a função de fisioterapeuta no Canadá, ela precisaria solicitar uma equivalência de diploma para exercer a profissão de instrutora de Pilates?

      Fiz este questionamento durante o Processo do Quebec ao BIQ e eles não souberam informar.

      Abraços
      Hugo

    • #57870
      gabi-infirmiere
      Participante

      mesma pergunta em 2 topicos?

      :angery:

      assim nao vale, né?

      repetindo = Fisio ESTA FORA da atual lista.
      se mudara algo ano que vem ? ninguém sabe.

      e Pilates é frequente mas nao tao badalado como no Br.

    • #57874
      Helen Hartung
      Participante

      Respondi o que eu sabia no outro tópico que vc postou tb.
      Att

    • #58701
      SANDROMS
      Participante

      Roders,

      Uma amiga fisioterapeuta me disse que a ordem está mudando o processo de validação de diploma estrangeiro e que isso pausaria a validação de processos até 2015!!! :bangwall:

      Você está sabendo disso, é informação confirmada? Isso estraga os seus planos ou você já está estudando?

    • #58714
      roders
      Participante

      Skyhawks,
      Acredito que para tudo onde vc irá trabalhar com paciente, vc irá necessitar de uma permis. Esta semana fui informado (pelo responsavel da validação dos diplomas) que se um profissional estrangeiro deseje ministrar algum curso aqui no Québec, ele terá que solicitar uma permissão temporaria. Esta permissão temporaria só é dada mediante ao pagamento de uma taxa (quase o mesmo valor que o processo de validação) e o mesmo deve ter uma licensa valida do seu pais de origem.

      Sandroms:
      Realmente a ordem esta passando por uma reformulação desde o ano passado com saida do M Orzes. Os pedidos que foram enviados final de 2011, só começaram a ser analisados em nov de 2012. Sei desta informação, pois ontem conversei com o novo responsável.
      Neste momento eu estou trabalhando como pesquisador, tenho uma permissão temporária (somente para atender os pacientes da pesquisa) e aguardo a avaliação da ordem.
      Algo que estou aprendendo a ter por aqui é: ter calma!
      Abraços

    • #58715
      Helen Hartung
      Participante

      Roders,
      Se por um acaso vc tiver alguma informação sobre essa pausa até 2015, vc nos repassa please?
      Abraços,
      Helen.

    • #58716
      SANDROMS
      Participante

      Roders, Helen,

      Além dessa pausa ela também falou que o processo dela que corria desde 2009, não será concluído, pois as universidades não oferecerão mais a formação complementar.

      O novo formato de validação incluirá uma avaliação com o custo de 900$, e se for necessária alguma formação suplementar será dada pela própria ordem. Esse cursos não existem ainda e estariam sendo criados entre 2013 e 2015.

      Agora imagina você estar na fila da formação complementar na universidade desde 2009 e agora sera tudo e começa um novo processo. Entre 2009 e 2015 são 6 anos se espera, dá pra fazer universidade e mestrado. Não sei se o caso é particular dela, devido a necessidade de cursar essas matérias adicionais, ou se é generalizado para os fisioterapeutas brasileiros, já que as formações aqui e lá são bem diferentes.

    • #58717
      roders
      Participante

      Eu não sabia desta informação e se eu souber de algo posto aqui na comunidade.
      O que eu posso afirmar é que há uma carência enorme de fisioterapeutas aqui, também que a Université du Québec esta abrindo um curso de fisioterapia.
      Infelizmente, a ordem é muito desorganizada e o fato da mesma só se reunir 3 vezes ao ano, atrasa muito a vida dos imigrantes.
      Em relação ao 900 Cad, não seria a mesma avaliação que eu postei no valor de 1000 Cad?
      Ontem eu conversei o responsável 2 vezes e ele me disse que há muitos pedidos a serem analisados, que o meu dossie deu inicio ao processo em nov de 2012 e que agora em dezembro a ordem irá se reunir novamente e ele acredita que o meu processo esteja terminado.
      Qualquer novidade eu posto por aqui.

    • #58719
      SANDROMS
      Participante

      @roders wrote:

      Em relação ao 900 Cad, não seria a mesma avaliação que eu postei no valor de 1000 Cad?

      Sim, acho que é a mesma coisa…

    • #58737
      Helen Hartung
      Participante

      Dei uma vasculhada no site do MICC e no da Ordem, infelizmente não há informações sobre as mudanças ainda. Penso que se essas modificações forem otimizar o processo de validação, ótimo para nós profissionais e ótimo pra todos, que terão mais fisioterapeutas atuando.
      Espero que o tempo de processamento seja diminuído.
      Um abraço

    • #58990
      ericamota27
      Participante

      Pessoal…Li todos os posts da fisioterapia mas fiquei com as seguintes dúvidas:

      1) Li em um post que um rapaz deu entrada primeiro no processo profissional e depois no processo de imigração. Isso é possível?

      2) É possível dar entrada no processo profissional residindo aqui no Brasil e aguarda-lo aqui? Ou seja, indo para o Canadá somente quando chamarem para entrevistas ou para equivalência?

      3) Ao invés de realizar o processo para equivalência, posso entrar com solicitação para cursar novamente a fisioterapia em uma universidade (eliminando o que for possível) no Canadá? E ao me formar posso trabalhar diretamente?

      4) Os processos para fisioterapeuta estão interrompidos até 2015 no Quebec ou em todo Canadá?

      Obrigada!

      Obrigada!

    • #58991
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Erica,

      1) os processos de RP (residente permanente) e da ordem nao sao necessariamente ligados. Sim pode.

      2) Sim pode. Nao sei porque nao poderia ;-) acho que existem provas, mas cada ordem trabalha diferente…. é preciso estar aqui claro para isso!

      3) Cada universiadade tem seus proprios criterios para aceitar alunos. A maioria nao aceita mais do que metade das materias, mas é preciso justificar cada curso, com as ementas traduzidas, historico escolar traduzido, ….

      so nao se esqueca que cursar aqui como aluno estrangeiro custa muito mais ($$$$$$$$$$$$$$$$) do que sendo RP.

      Entao veja os custos!

      4) Deixo os meus colegas mais bem atualizados falar sobre isso!

      Boa sorte na sua decisao!

    • #58995
      ericamota27
      Participante

      Obrigada Carlos!!! Ja iluminou meu caminho. Semana que vem tenho uma palestra virtual com o governo de Quebec. Acho que vai ajudar bastante, principalmente porque ja esclareci muitas duvidas aqui no blog (muitíssimo útil – sem palavras). Depois disso é ir garimpando informações…
      Pretendo dar entrada no segundo semestre de 2013, pois temos que fazer frances e quero fazer uma visita a Quebec em julho, para termos certeza da escolha ;)
      Abraço e obrigada!

    • #59006
      SANDROMS
      Participante

      @ericamota27 wrote:

      4) Os processos para fisioterapeuta estão interrompidos até 2015 no Quebec ou em todo Canadá?

      Erica, não sei se estão interrompidos, fui eu que questionei baseado nessa história: uma amiga minha que está esperando a dois anos pela validação do diploma (esperando por uma vaga na UdM para cursar matérias complementares), ouviu de um funcionário, que eles iriam restruturar o processo da ordem e que a própria ordem daria os cursos complementares que ela precisa fazer, mas que o processo de organização desses cursos se estenderia até 2015. Estou repetindo o que ela contou para a minha esposa e como eu entendi…

      Conclusão 1: caso típico de telefone sem fio… é sempre melhor confiar em informações oficiais.

      Conclusão 2: cada caso é um caso, pode ser que após a validação do seu diploma, os cursos complementares para você sejam diferentes dos requeridos para essa minha amiga, ou pode ser que não existam cursos nenhum a serem feitos para você.

      Conclusão 3: Por mais que nós aqui no fórum possamos ajudar, o ideal é entrar em contato com a ordem de fisioterapia no Quebec.

      boa sorte,

    • #59036
      roders
      Participante

      Olá à todos!
      Também não sei informar até que ponto é verdade sobre esta paralisação até 2015, mas posso afirmar que os processos que são mais antigos estão “caminhando”, digo isso, pois semana passada eu recebi um e-mail da ordem dizendo que o meu processo esta na reta final para ser analisado …. então os processos mais antigos estão sendo revisados …. sobre os novos processos não sei informar e como já foi dito aqui, o ideal é procurar fontes oficiais.
      Sucesso à todos !!!

    • #59173
      roders
      Participante

      Olá a todos!
      Hoje recebi um telefonema da ordem dos fisioterapeutas, dizendo que o meu dossiê foi analisado (após um ano de envio, ele foi analisado).
      O responsável me disse que possuía uma boa grade curricular e uma excelente experiência profissional, por isso me foi dado duas opções: voltar a universidade e fazer os cursos ou fazer uma prova de equivalência (pagando mil dólares).
      Os cursos que eu devo fazer sao: eletroterapia e saúde no Quebec . A diferença entre fazer os cursos ou a prova eh o tempo, pois eu preciso ir até a universidade para saber se eu posso me matricular nestes cursos e isso pode demorar e a prova eh somente um dia.
      Agora irei a universidade para saber sobre o tempo dos cursos e depois volto e posto aqui.
      Só para ter uma comparação com a minha formação: faculdade de fisioterapia de 5 anos, pos latu sensu em neurologia e doutorado em neurologia.
      Sucesso a todos!

    • #61366
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Olá Roders, sou fisioterapeuta, minha esposa também! Eaí? Como procedeu seu processo? O que decidiu? As coisas continuam do mesmo jeito na Ordem até hoje? Devemos imigrar no início de 2013. Lendo sobre tantas mudanças e tanto tempo no processo federal e na Ordem, estou mesmo é disposto a ir para o Quebec e tentar um mestrado na área de Fisioterapia e após isso solicitar equivalência de diploma pra começar atender!

    • #61560
      roders
      Participante

      Olá a todos!
      Faz um belo tempo que nao apareço por aqui …. As coisas andaram muito corridas para mim neste tempo.
      Atualizando: recebi a carta da ordem dizendo que devo voltar para a universidade e cursar o curso de eletroterapia e saúde publica do Quebec.
      Fui até ao escritório de registro da universidade para saber como deveria proceder
      1- fazer um pedido de admissão no site da universidade
      2- escrever uma nota autobiográfica sobre o porque de ser fisioterapeuta
      3- conseguir 3 cartas de referencias
      4 – fazer um. Teste de francês
      5 – fazer uma entrevista com uma banca de 3 professores (ainda estou no aguardo)

      Se tudo der certo, o curso inicia em outubro de 2013, digo se tudo der certo pois: a universidade só oferece 2 vagas para alunos no processo de inserção profissional (que eh o meu caso) e como sou aluno de post-doc da universidade, a mesma esta analisando o meu caso para ver se posso fazer o bac, pois segundo eles nao posso estar matriculado em dois cursos ao mesmo tempo.
      Agora eh só esperar.
      Sucesso!

    • #61668
      Green
      Participante

      Oi Roders,

      muito legal você ajudar postando as etapas!!!
      Eu li em algum lugar e queria saber se é possível em vez de seguir esses passos na universidade, se tem como depois que a ordem decide quais matérias que você tem que cursar, se é possível faze-las como estudante livre (algo como estudante ouviente no Brasil)? Pois seria menos burocrático, e não teria esse mínimo de 2 alunos estrangeiros?
      Não sei se a ordem aceita caso seja feito assim, mas se aceitar é uma mão na roda!

      bjsss

    • #61714
      roders
      Participante

      Oi Green,

      Quando cheguei aqui fui me informar para ser aluno ouvinte na universidade e descobri que: para ser aluno ouvinte, vc tem que estar matriculado em algum outro curso da universidade e os créditos da matéria nao sao computados, entao vc nao recebe um certificado deste curso.
      Por mais que a gente tente dar o nosso “jeitinho brasileiro” para tentar simplificar as coisas, nao da certo ….. Temos que fazer como manda o roteiro.
      Sucesso

    • #61717
      OgaiT_TiagO
      Participante

      @roders wrote:

      Agora eh só esperar.
      Sucesso!

      Roders, em vista desse processo federal que temos aqui, o que sabemos bem é esperar. Rs…
      Obrigado por seus esclarecimentos, apesar de sua correria por aí, por favor nos atualize pra que conheçamos melhor o caminho das pedras. Deus irá te recompensar por isso.
      Desejo sucesso em sua jornada… agora, falemos de mercado e sustentabilidade pessoal…
      você está estudando? depende de alguma renda do Brasil? Consegue trabalhar, como posso esperar disso enquanto eu estiver por ai apenas “esperando”? Grande abraço!

    • #61774
      roders
      Participante

      Tiago,
      Eu estou realizando um estagio de pos doc na universidade e tenho uma bolsa da província para desenvolver a minha pesquisa.
      Trabalhar como fisio? Esqueça, enquanto vc nao tiver a licença vc nem pode chegar perto dos pacientes.
      O que vc pode fazer eh tentar fazer fazer um mestrado ou doutorado na universidade, mas aí tem que pesar os pros e contras ….. O curso eh pago, mas vc pode obter uma bolsa (em torno de 15 a 20 mil por ano) ….. O que eu te aconselho eh trazer o máximo de dinheiro que vc conseguir para ter uma vida sossegada enquanto tenta se estabilizar.
      Algo que aprendi aqui eh que qualidade de vida e padrão de vida nao sao a mesma.
      Sucesso

    • #62594
      roders
      Participante

      Olá a todos!
      Queria compartilhar que no final deu tudo certo. A universidade permitiu que eu faça os dois cursos em paralelos …. Acredito que até metade do ano que vem ja tenha a minha licença da ordem.
      Sucesso a todos!

    • #62595
      gabi-infirmiere
      Participante

      Parabéns, Roders!

      faz um tempao que seu processo esta rolando, né?

      conciliar pos-doc e bac deve ser estranho, mas você mostra ter muita determinaçao!

      sucesso!!!!

    • #62597
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Olá Roders, então me atualiza. Você já obteve resposta da ordem e vai fazer as matérias que faltam sem fila de espera? E os 2 anos de espera para o oferecimento das matérias pelas faculdades? A ordem vai oferecer de maneira mais rápida?

    • #62599
      roders
      Participante

      Gabi,
      Muito obrigado, eu dei entrada no meu processo da ordem em 2011 e agora acredito que esta no final.

      Ogati_Tiago,
      Irei fazer fazer somente uma matéria, a outra eh oferecida pela ordem, mas nao entendi a fila de 2 anos de espera.

    • #62608
      SANDROMS
      Participante

      Roders,

      tenho uma amiga que está não 2 mas 4 anos no processo de validação. Só uma pergunta, você já veio pro Quebec com pós em Fisio certo?

    • #62614
      roders
      Participante

      Sandroms,
      O grande problema que tive aqui foi com a ordem, pois quando enviei os meus documentos à mesma, o coordenador mudou e fiquei mais de um ano esperando uma reposta.
      Sim, eu ja vim com uma pos para aqui.
      Sucesso!

    • #63446
      roders
      Participante

      Semana passada começaram as minhas aulas na universidade e posso dizer que é bem estranho ….

    • #63461
      SANDROMS
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Roders,

      tenho uma amiga que está não 2 mas 4 anos no processo de validação. Só uma pergunta, você já veio pro Quebec com pós em Fisio certo?

      Só um update nesse caso, finalmente esse minha amiga conseguiu vaga na UdM, parece que fizeram um taskforce e juntaram a galera que estava esperando para criar novas turmas. Ela começa em Janeiro.

    • #64285
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Obrigado Pelo Update Sandro!

      Estou começando essa caminhada para Equivalência de diplomas!
      Vamos lá. vamos ver o novo formato e tempo de análise (se é que ele existe mesmo).

    • #120400
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Bonjour mes amis!!!

      Alguém que seja Fisio já fez a equivalência nesse novo formato atual?
      Já está conforme o Roders havia citado antes!
      Prometem menor tempo e mais eficiência!
      Roders, você chegou a fazer a prova de competencia? de 1000 dollars?

      Abraço e bonne chance!

      • #122534
        roders
        Participante

        Olá, faz um tempo, mas estou de volta!
        Me foi oferecido está opcao, mas preferi voltar à universidade.
        Como anda o seu processo de validação?
        Abraços

    • #122249
      OgaiT_TiagO
      Participante

      Aquecendo o tópico por aqui! Acabou os 3, 4 anos de espera. A Universidade de Montreal está com o curso aberto há 2 anos só para fisio formado em outro país. Primeira turma em 2014 entrou 26 e agora em 2015 somos 18, mas eram 26 vagas. Pra ano que vem ainda tem vaga, mas o candidato tem que se preparar com o exame de francês e estar pronto com os documentos, a Ordem de fisioterapia está fazendo muito rápido para dar tempo de fazer o candidato entrar no curso.

    • #122500
      isabelle barreira
      Participante

      Gente, sou super nova aqui! Li já bastante coisa, mas queria perguntar uma coisa em relação ao começo do proesso,. Eu agradeceria demais, se alguém tiver paciencia comigo, pq o que esta me confundindo é bem o comecinho. MAs precisamente, eu me formo agora no meio do Ano pela UnB, vou me casar agora em julho com um canadense, e eu sei que antes de entrar para analise da ordem, eu preciso dos docs do MICC, A QUESTÃO é, Eu posso conseguir esses documentos do MICC e dar entrada para analise na Ordem, ainda não sendo residente pernamente, porque em julho vou comecar o processo de sponsordhip , o que demora uns 8-10 meses(fora do país), ou eu só posso começar depois que eu for residente permanente? Porque o ideal era que eu já em setembro enviasse minha documentação para que no proximo ano eu ja começasse as aulas ( SE FOR RAPIDO )… ALGUMA LUZ?

Visualizando 115 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.