Ingressar na área de TI no Quebec

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #121393
      outrofelipe
      Participante

      Olá galera,

      Desculpem por estar criando este tópico, mas gostaria muito de saber a opinião de vcs!

      Estou estudando bastante sobre imigração há algum tempo, e estou estudando francês (autodidata por enquanto).

      Tenho 29 anos e sou formado tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios, estou cursando agora bacharel em Sistemas de Informações. Minha intenção é imigrar e trabalhar com desenvolvimento de software, porém, nunca trabalhei com T.I., trabalho há mais de 5 anos como técnico de manutenção eletrônico (funcionário publico).

      Minha esposa é professora de Geografia e pedagoga.

      Temos 3 filhos, 12 anos, 6 anos e 1 ano e meio.

      Conseguindo alguns pontos com francês alcançamos a pontuação necessária.

      Minha dúvida é: Será que conseguirei uma oportunidade na área de T.I. mesmo sem nunca ter trabalhado com isso aqui no Brasil?
      Tenho tentado me envolver em projetos opensource em meu tempo livre, mas não sei se será suficiente.

      Se alguém tiver alguma sugestão ou dica eu agradecerei muito!

    • #121400
      SANDROMS
      Participante

      Olá outrofelipe,

      Realmente a falta de experiência será um desafio. O contratador daqui pensa assim: ou eu contrato um cara com boa experiência (onde há grande carência e portanto aqui entra o imigrante) ou eu contrato um recem formado de uma universidade local.

      Isso não quer dizer que você não consiga entrar, apenas que terá que brigar com o pessoal que acaba de se formar aqui. O mercado é grande o suficiente para você achar uma brecha, mas as empresas serão menos flexíveis com a falta do francês/inglês do que se você tivesse 10 anos de experiência numa tecnologia em alta demanda.

      Não estou dizendo isso para desanimar, pode complicar o início, mas depois de 1 ou 2 anos trabalhando aqui o problema desaparece. E sim, acho que se envolver em projetos opensource pode te ajudar!

    • #121401
      outrofelipe
      Participante

      Muito obrigado Sandroms,

      Minha intenção é dar entrada no processo daqui 2 anos (sei que muitas coisas podem mudar nesse tempo) e gostaria de adquirir alguma experiência neste período. Gostaria de saber quais as tecnologias em maior demanda para que eu possa focar nelas. Tenho procurado empresas canadenses em sites de freelancer para tentar algum contato.

      E quanto a idade? O mercado tem alguma restrição quanto a isso? Eu chegaria no Canadá por volta dos 33 anos.

      Obrigado pela resposta.

    • #121402
      SANDROMS
      Participante

      A idade de 33 anos não é um problema. Mas 33 anos sem experiencia pode ser dificil de explicar, mas, aqui não se coloca idade em curriculo, e não se pergunta idade na entrevista, portanto dá-lhe creme anti-rugas!!!

      Eu sugeriria você tentar se encaixar num projeto como programador, isso vai fazer toda a diverença. Tente uma tranferência no trabalho atual, ou pense em trablhar part time em outros projetos, ou mesmo tirar uma licença para cumprir um contrato de curto período. Estágio, na universidade também é uma boa ideia!

      Boa sorte,

    • #121413
      outrofelipe
      Participante

      Olá Sandro,

      Muito obrigado pelas respostas. Estou tentando de todas as formas ingressar na área. Tenho procurado projetos open source para me envolver. No meu emprego é difícil mudar de setor. Como sou funcionário público a burocracia é muito grande.

      Me diz uma coisa, quais seriam as tecnologias com mais demanda? Pergunto para poder direcionar os estudos e os possíveis projetos já nesta área.

      Novamente muito obrigado!

      Felipe

    • #121417
      SANDROMS
      Participante

      Tanto Java quanto .Net não requisitados aqui na área de programação. Na área de suporte tanto vemos mais demanda de linux do que de Windows, e muitas vezes o suporte tem que dar conta dos dois.

      Conhecimentos de banco de dados SQL também é importante, qualquer um.

    • #121421
      outrofelipe
      Participante

      Blz Sandro.

      Cara muito obrigado! É muito bom ter pessoas dispostas a ajudar como você. Parabéns!

      Vou focar em JAVA, tentar alguns projetos open source e estudar para tirar algumas certificações tbm.

      Um abraço,

      Felipe

Visualizando 6 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.