Lista das profissões

Visualizando 24 respostas da discussão
  • Autor
      ericamota27
      Participante

Pessoal, estava lendo um site sobre imigrar para o Quebec e lá dizia algo que eu nao tinha lido antes e por isso quero confirmar.
      Lá diz que, somente pode imigrar para o Quebec quem tem sua profissão nas listas de 12 ou 6 pontos e que tenham aquele símbolo verdinho no “diplome étranger” … Se sua profissão estiver somente ” no Quebec” é sinal que vc nao pode imigrar…
      É isso pessoal? A minha profissão por exemplo nao tem o símbolo no “diplome étranger”… E agora?

Lu_campinas
      Participante

Olá Erica,

até março de 2013 apenas as profissões prioritárias 12 ou 16 pontos e as semi prioritárias 6 pontos é que podem solicitar a abertura do processo de imigração na categoria de trabalhador qualificado…

veja este tópico: http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/2/5133.html?Itemid=?p=49697

Ainda não se sabe se depois de março/2013 eles abrirão novamente para todas as profissões ou se a lista diminuirá ainda mais,
      mas isto já foi amplamente discutido aqui na CBQ, com paciência você acaba encontrando tudinho :wink:

Sobre os diplomas é o seguinte, apenas aqueles onde aparece uma marquinha na coluna de diploma fora do Québec é que estão sendo aceitos, são alguns de curso superior e outros de nível técnico.

Boa sorte e um grande abraço

Luciana

Eduardormoura
      Participante

Bom dia, não estou entendendo……
      Eu e a Érica (sou marido dela) somos Fisioterapeutas, nessa tabela, a nossa profissão recebe 12 pontos, mas os nossos diplomas brasileiros não serão aceitos. Isso quer dizer que teremos que fazer a validação do diploma, ou nao conseguiremos iniciar o processo? Somente aquelas que estão com o “chec” podem iniciar o processo? Mas se a fisio não é aceita, por que estaria na lista com 12 pontos? Acredito que isso ja tenha sido discutido no fórum, e me desculpem mais uma vez, mas é que agora fiquei muito confuso..

Obrigado pela atenção.

Eduardo moura.

SANDROMS
      Participante

Eduardo,

Lamento informar, mas no momento o processo do Quebec está fechado para fisioterapeutas. No Quebec fisioterapia é um curso de 2o ciclo, ou seja: mestrado.

Existe uma teoria que após a validação e entrada na ordem você poderia entrar como tendo um diploma do Quebec. Mas por causa da grande diferença entre o curso no Brasil (bacharelado) e no Quebec (mestrado) a validação é demorada e exige que sejam feitos cursos complementares no Quebec.

Em março de 2013 a lista será revisada, torçam para que as portas se abram de novo para fisio.

Eduardormoura
      Participante

Obrigado pela resposta, mas vc sabe alguma coisa sobre a acupuntura? Se existe alguma coisa somente com a acupuntura? Por que aqui no Brasil é especialidade e pelo o que eu li, no Quebec depende da ordem.

Obrigado.

SANDROMS
      Participante

Essa é profissão de acupunturista de acordo com a classificação nacional de ocupações:

http://www5.rhdcc.gc.ca/CNP/Francais/CNP/2011/ProfilRechercheRapide.aspx?val=3&val1=3232&val65=acupuncture

Marianadf
      Participante

Boa Noite,
      Gostaria de saber em que profissao se enquandra o curso de direito?

Guilhermo
      Participante

@Marianadf wrote:

Boa Noite,
      Gostaria de saber em que profissao se enquandra o curso de direito?

Olá, infelizmente Direito não é mais elegível pra o processo de imigração.

berechiavegatto
      Participante

Olá para todos,
      Infelizmente nem a minha profissão (Biologia) nem a do meu marido (História) entraram na lista nova.
      Mas estamos decididos a sair do Brasil. Pensamos na possibilidade do Programme de l’expérience québécoise, em fazer um segundo doutorado ou um pós-doutorado e, já no Canadá, tentar a migração.
      Vocês que já estão há mais tempo no processo tem algum conselho? Acham que vale à pena?
      Ou tem outra ideia?
      Obrigada!

gabi-infirmiere
      Participante

analisem todas as possibilidades e as condiçoes para virem como estudante, lembrando que o custo é muito maior ao dos estudantes locais.
      para os estudos o custo de cada trimestre de 15 créditos no terceiro ciclo, na Laval, para estrangeiros é de 6812,43 $ contra 1358,58 $ para os classificados como québécois (o que inclui os locais e os portadores de CSQ, canadenses de outras provincias pagam um pouco a mais também).
      Um doutorado nao se faz em 1 ano, entao voçes precisam ter um plano muito bem estruturado.
      Ha $ suficiente par uns 4, 5 anos de despesas gigantescas? SE a resposta for sim, como diria o Tabajara, seus problemas acabaram! A admissao em ciclos superiores nao é complicada, os quebecas nao sao muito chegados ao estudo (isso é fato, uma % infima segue nos ciclos superiores!).

Mas, se nao ha tanto $ de reserva … fazer um doutorado sanduiche? é uma opçao, mas dai normalmente as regras dizem que vcs teriam que retornar ao BR para cumprir as regras da bolsa (nao sei quantos anos).

Conseguir bolsa 100% quebeca, sendo estrangeiro? Nao sei como é na area de vcs, mas em enfermagem é praticamente impossivel, as bolsas sao por méritos e os critérios sao todos relacionados à pratica quebeca (participaçao em congressos como congressista, atividade de pesquisa em instituiçao local, etc).

Acho que vale a pena investir na parte acadêmica, a porta de entrada é muito simples por aqui. Pesquisem todas as opçoes possiveis de bolsas, programas de incentivo e afins. Talvez o PEQ deixe de existir num futuro médio, mas acho que é um programa que ainda tem fôlego para alguns anos.

Bonne chance!

Wilson
      Participante

@berechiavegatto wrote:

Olá para todos,
      Infelizmente nem a minha profissão (Biologia) nem a do meu marido (História) entraram na lista nova.

Se não me engano, biologia constava na lista do Federal. Dá uma olhada lá. E se prepare porque irá re-abrir em 04 de maio !!!

http://lepoussins.wordpress.com/

jvictorfc
      Participante

@gabi-infirmière wrote:

analisem todas as possibilidades e as condiçoes para virem como estudante, lembrando que o custo é muito maior ao dos estudantes locais.
      para os estudos o custo de cada trimestre de 15 créditos no terceiro ciclo, na Laval, para estrangeiros é de 6812,43 $ contra 1358,58 $ para os classificados como québécois (o que inclui os locais e os portadores de CSQ, canadenses de outras provincias pagam um pouco a mais também).
      Um doutorado nao se faz em 1 ano, entao voçes precisam ter um plano muito bem estruturado.
      Ha $ suficiente par uns 4, 5 anos de despesas gigantescas? SE a resposta for sim, como diria o Tabajara, seus problemas acabaram! A admissao em ciclos superiores nao é complicada, os quebecas nao sao muito chegados ao estudo (isso é fato, uma % infima segue nos ciclos superiores!).

Mas, se nao ha tanto $ de reserva … fazer um doutorado sanduiche? é uma opçao, mas dai normalmente as regras dizem que vcs teriam que retornar ao BR para cumprir as regras da bolsa (nao sei quantos anos).

Conseguir bolsa 100% quebeca, sendo estrangeiro? Nao sei como é na area de vcs, mas em enfermagem é praticamente impossivel, as bolsas sao por méritos e os critérios sao todos relacionados à pratica quebeca (participaçao em congressos como congressista, atividade de pesquisa em instituiçao local, etc).

Acho que vale a pena investir na parte acadêmica, a porta de entrada é muito simples por aqui. Pesquisem todas as opçoes possiveis de bolsas, programas de incentivo e afins. Talvez o PEQ deixe de existir num futuro médio, mas acho que é um programa que ainda tem fôlego para alguns anos.

Bonne chance!

É verdade que quem tem CSQ pode cursar como se fosse quebequense(pagando menos)? Poderia por favor me apontar para essa informação? Não estou duvidando, é que ela é muito animadora.

jspavao
      Participante

Sim, você tem direito a estas “bolsas”, porém além do CSQ, você precisa ter o visto de Residente Permanente.
      Com ambos documentos você tem praticamente os mesmos direitos que os locais de quebecois – exceto voto, por exemplo. Dentre os direitos, inclui SIM os (super) descontos em cursos na província aplicáveis aos “Quebec citizens”.

Enjoy :)

qrodrigo
      Participante

:discuss: Na última palestra que eu fui, a Perla afirmou claramente que uma vez com o CSQ, você tem o mesmo direito que um Quebequense no sentido de conseguir bolsas e vagas pra estudar. :)

jspavao
      Participante

Bom, todos cursos que eu vi precisavam do CSQ + RP. Pode haver exceções, mas o visto tem d vir primeiro. O que pode ocorrer é você ser aceito e conseguir antecipar o visto, mas na hora da matrícula e pagamentos, precisa ter CSQ + o visto RP.

SANDROMS
      Participante

Quando a Perla diz com CSQ vc tem os mesmos direitos do que um Quebequense ela dizer: com um CSQ, e após o fim do processo de RP, você terá todos os direitos de um Quebequense (menos votar). Você não pode nem entrar no Canadá com um CSQ, é preciso um visto de visitante ou estudante. Com visto de estudante vc paga tarifa de estudante internacional. :roll:

Marianadf
      Participante

Boa Noite,

Meu namorado é farmacêutico-Bioquímico ele teria chances de conseguir o visto permanente? Como está o mercado de trabalho no quebec?

gabi-infirmiere
      Participante

você olhou a lista?
      Farmacia nao esta na lista para diplomas estrangeiros, apenas para os do QC.
      *editado*

O mercado para farmacêuticos é excelente. A entrada de profissionais estrangeiros, dificilima (ordem dos farmacêuticos, tao casca de ferida quanto a dos médicos e dentistas).

tati06
      Participante

Oi Mariana, eu sou bioquímica, e já estou no federal…..ele tem que aplicar como bioquímico, e conseguir provar pelo menos um ano de experiência profissional….
      Chegando lá, ou aqui ainda se vc preferir, vc tem que entrar na ordem dos químicos, somos regidos por essa ordem.pelo que eu sei o mercado eh muito bom, há varias industrias farmacêuticas tbm, a única coisa que eu sei que vc jamais vai conseguir trabalhar numa farmacia comercial como farmacêutico, pois eh quase impossível de entrar na ordem dos farmacêuticos, teria que estudar de novo… :roll:

tati06
      Participante

AH, bioquímico esta na lista sim, inclusive ela da 12 pontos no processo!

gabi-infirmiere
      Participante

OPA, tant mieux!!

desculpe a falha :mrgreen: , vou corrigir o post colocando a obs apenas para farma.

JeT – RJ
      Participante

Boa noite pessoal, alguém sabe me dizer como eu sei se o meu processo está correndo de forma prioritária?
      Meu marido e eu enviamos o dossier em julho/14 e só temos o e-mail de abertura, nele tem essa informação?

Marcelo_Andrade
      Participante

JeT, basta você olhar na lista de profissões! Onde vocês se encaixam? prioritários são 12 e 16 pontos. O restante pontua somente 6.
      Me corrijam se eu estiver errado, por favor.

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

Ah, já que vc é do RJ, você foi na palestra de hoje? Tem notícias das próximas entrevistas? Se sim, posta no tópico abaixo, por favor.
      http://brasilquebec.com/forums/topic/entrevistas-primeiro-semestre-de-2014/page/3/

Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

JeT – RJ
      Participante

Obrigada, Marcelo_Andrade.
      A nossa profissão se encaixa, sim. Sei lá, só fiquei com medo de não estar correndo de forma prioritária, por isso perguntei se há aluguma identificação no e-mail de abertura.

Qto à paletra, eu fui ontem dia 11 e perguntei sobre as entrevistas, ela disse q não era oficial mas, que provavelmente seria em out. Outra pessoa que assistiu a palestra no dia 10 já respondeu no link q vc indicou.

Mais uma vez obrigada pela atenção.

Jose Roberto
      Participante

Olá,

Gostaria de saber qual a equivalência do curso de Sistemas de Informação.

Obrigado.
      J.Roberto

Visualizando 24 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.