Relatos de Landing

Visualizando 37 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7872
      JF
      Participante

      Não consegui encontrar aqui na CBQ e mesmo em blogs, um relato mais detalhado sobre o landing.

      Alguém poderia dar seu relato de chegada? Como as coisas funcionaram, algum tipo de problema encontrado, ou algo que fariam diferente. Me comprometo a fazer o mesmo na semana que vem.

      Uma dúvida mais específica minha nesse momento: quanto tempo demora o processo, entre sair do avião e fazer todos os trâmites burocráticos?

      Quando fui como turista o processo foi todo bem rápido e queria saber quanto tempo a parte da imigração demora, pois preciso combinar o horário com a pessoa que vai me buscar.

      Obrigada!

      Julia.

    • #49831
      roders
      Participante

      Também seria interessante ter relatos que pessoas que fizeram o landing em Toronto e outras que o fizeram em Montreal ou Québec, para sabermos as diferenças.
      Ótimo tópico!

    • #49838
      RonaldoMaciel
      Participante

      Nosso landing foi tenso e aconteceu um erro gravíssimo, que sempre qdo conto, digo a todos para tomar atenção para que não ocorra o mesmo.

      Nós passamos pelo primeiro agente do serviço frontalier, que foi grossa e mal educada. Depois passamos pelo segundo que conferiu mais uma vez nossos passaportes e pediu para entrarmos numa sala (onde teoricamente iríamos fazer o trâmite legal e assinar o formulário marrom (que nos mandam junto com os passaportes no final do processo). Só que quando íamos entrar nesta sala, apareceu do nada uma mulher (outro agente) dizendo que já estava tudo ok e que poderíamos seguir pra Montreal.

      Como eram 5h da matina, depois de uma longa viagem, e nós não sabíamos como ia funcionar exatamente – (pois não tinha um tópico como este hehehe), acabamos indo pegar as malas e pegar nosso vôo pra Montreal.

      Ou seja, nós entramos no Canadá sem nos tornarmos residentes permanentes. Fomos descobrir isso só uma semana mais tarde e totalmente por acaso.

      Então lembrem-se que este formulário deverá ser assinado na frente do oficial de imigração no aeroporto de chegada inicial (onde vc põe os pés no Canadá pela primeira vez). Se ninguém te perguntar nada, mostre o formulário, assim eles se lembrarão dos trâmites e não farão o erro crasso de te deixar entrar “ilegalmente” no país, como aconteceu com a gente. E o que nos deu MUITA dor de cabeça.

      Boa sorte!
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #49839
      gabi-infirmiere
      Participante

      landing em Toronto, 2007, nao lembro muito bem pois foi realmente simples ….

      voo Sao Paulo-Toronto, Toronto-Montréal

      chegando em Toronto – o primeiro oficial de imigraçao viu meu documento de imigrante e me encaminhou para a sala da imigraçao

      na sala da imigraçao (esperei uns 15 min na fila) o oficial conferiu meus documentos , perguntou quanto $ eu estava trazendo comigo (para confirmar a capacidade financeira) eu mostrei o extrato da CEF e ele aceitou. Perguntou onde eu iria ficar, mostrei meu endereço temporario, me deu 1 zilhao de papeis sobre a imigraçao, me disse sobre os prazos e sobre a necessidade de providenciar os documentos legais canadenses quando eu estivesse em Montréal.
      Assinou uns papeis e me liberou, me desejando uma boa vida no Canada.

      E a conversaçao foi em francês :-)

      Meu voo Toronto-Montréal foi perdido, mas me colocaram no voo seguinte, sem problemas.
      Cheguei em Montréal e o serviço de transporte que eu havia contratado ja estava la, me esperando.

      Foi muito facil e tranquilo.

    • #49848
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Julia,

      @J+F wrote:

      Não consegui encontrar aqui na CBQ e mesmo em blogs, um relato mais detalhado sobre o landing.

      o pior é que eu ja vi um topico desta natureza postado aqui. Um passo à passo do landing, mas nao achei ;-(

      @J+F wrote:

      …Alguém poderia dar seu relato de chegada? Como as coisas funcionaram, algum tipo de problema encontrado, ou algo que fariam diferente. Me comprometo a fazer o mesmo na semana que vem.

      Vamos la (apelando para a memoria…..)….

      chegamos por toronto (SP->Toronto) e foi la que fiz o meu Landing. Sempre o primeiro ponto de chegada no Canada, pouco importa para aonde vc vai!

      La, chegamos com uma pasta com todos os documentos que pensei que fossem necessarios (veja uma lista indicada no link abaixo).

      O agente nao quis falar francês (mesmo sendo obrigado, ele é um funcionario federal e TEM obrigacao de se expressar nas duas linguas do Pais. tente fazer um concurso e vc vera que é obrigatorio!).

      Bem, cansado e estressado, meu ingles nao era o melhor, mas foi …. ele nao gostou das fotos que tinhamos tirado e levado conosco para a carteira de RP. Ele nos fez outras la na hora. Saimos com cara de bandidos…. nao vi que eram melhores mas nao discusti.

      O tempo, depende da fila que vc ira encontrar…. e isso ainda tinhamos de ir para Québec, no voo previsto. Deu tempo pois tinhamos previsto um tempo tranquilo entre os voos!

      Chegando em Toronto, vc deve depois de fazer a papelada com a imigracao, pegar suas malas. Como tinha um monte delas, eu sabia que precisa de carinho para transporta-las dentro do aeorporto para pegar o proximo voo.

      Vc pega as suas malas e passa de novo pela alfandega deles para o proximo voo. Foi ai que mostrei a lista de bens ao oficial da alfandega.

      Depois de passar por ela, vc encaminha as malas para o aviao. Idiota, mas foi o procedimento que passei!

      Em compensacao quando cheguei em Québec, nao tinha mais que passar pela alfandega, pois era um voo interno (Toronto-> Québec).

      Foi isso ;-)

      @J+F wrote:

      …Uma dúvida mais específica minha nesse momento: quanto tempo demora o processo, entre sair do avião e fazer todos os trâmites burocráticos?

      como disse, depende da fila, numero de pessoas (eramos 5 e ai tem mais papeis para ver, assinar, etc….) Mas nao vi muita demora neste dia…

      @J+F wrote:

      …Quando fui como turista o processo foi todo bem rápido e queria saber quanto tempo a parte da imigração demora, pois preciso combinar o horário com a pessoa que vai me buscar.

      avise o horario previsto para a chegada e dependendo se vc fara o Landing no aeroporto aonde a pessoa estara esperando por você ou como eu que fiz durante o trajeto. Se for no mesmo aeroporto eu daria umas duas horas de folga para nao estressar ninguém. Agente espera e nao se estressa ;-)

      So uma sugestao!

      Aqui uma lista de topicos relacionados e que eu sugiro que leia:

      QUE DOCUMENTOS LEVAR PARA A IMIGRAÇÃO NA HORA DA CHEGADA?
      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/15/477.html?Itemid=0

      LISTA COMPLETA DO QUE FAZER ALGUNS MESES ANTES DE VIAJAR
      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/43/3677.html?Itemid=0

      LISTA DE VIAGEM
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/43/453.html

      O que fazer ao chegar?
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/6/3395.html

      LISTA DETALHADA DOS BENS AO CHEGAR NO CANADÁ
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/14/1661.html

      Bons preparativos de viagem!

    • #49864
      SANDROMS
      Participante

      Minha contribuição,

      diferente dos relatos acima nós fizemos escala em NY e fizemos o landing em Montreal, para não repetir as mesmas coisas vou só listar alguns pontos relevantes:

      :arrow: Telefone público – Assim que você desce do avião no terminal do P.E. Trudeau, antes mesmo de passar pela primeiro guichet da imigração, existem telefones públicos, se vc tem alguém esperando para te buscar é uma boa ideia dar uma ligadinha assim que chegar (use cartões de ligação internacional, já que as moedas de reais não funcionam nos orelhões daqui!)

      :arrow: Ghichet da alfândega – A primeira parte da imigração é mostrar passaportes e o visto, que foi cancelado na hora porque é de apenas uma entrada.

      :arrow: Sala 1 imigracão federal – A segunda parte é numa sala em frente aos guichets de alfândega, é lá que você faz o tratamento do CRP (formulário marrom) e declara quantos dolares vc está trazendo, não houve verificação dos valores declarados;

      :arrow: Sala 2 imigracão Quebec – A grande diferença de chegar direto num aeroporto do Quebec é que existe uma segunda sala da imigração províncial, onde vc pode se inscrever para o primeiro rendez-vouz com o ministério da imigração e já recebe uma trousse de formulários para preencher.

      :arrow: Inspeção das malas – Depois disso pegamos nossas malas que estavam mofando ao lado das esteiras por quase uma hora, e fomos em direção da saída. Uma oficial da alfândega no encaminhou a mais um ghichêt onde ele perguntou o que havia nas malas e preenchemos uma declaração de valor de bens. Ela também nos perguntou quantos dolares em bens nós estaríamos trazendo depois via navio ou transportadora. As nossas malas não foram abertas, mas o vizinho do lado teve as malas inspecionadas – de canto de olho tive a impressão te ter vistos vegetais frescos na mala dele :bangwall:

      :arrow: Saída – Saimos finalmente no saguão principal e fomos recebidos no lado de fora por uma “refrescante” neige fondante. 8)

    • #49868
      andreejulia
      Participante

      PERGUNTA…

      Se eu vou de Sao Paulo para Montreal… Com conexao em Toronto… tenho que passar pela alfandega ou sigo comum para a proxima conexao… ou isso depende do voo… Isso pela AIR CANADA…

      Obrigado

    • #49869
      SANDROMS
      Participante

      Andreejulia,

      Se vocês vão por Toronto devem fazer o procedimento TODO de landing em Toronto inclusive a baixa do CRP (formulário marrom). A segunda parte do vôo (Toronto-Montreal) é um voo doméstico e vc desembarca outro terminal em Montreal.

      Nesse caso, não há acesso à sala da imigração do Quebec e você deve ir depois até um escritório de imigração do Quebec para dar entrada na questões provínciais (francisação, palestras de accueil, soutian dos enfants, etc…).

      O relato do Carlos, Gabi e RonaldoESusana foram de landing em Toronto (conexão em Toronto), o meu relato foi de landing direto em Montreal (conexão fora do Canadá: EUA, México, etc…)

    • #49870
      andreejulia
      Participante

      Valeu …

      Obrigado pela resporta SANDROMS

      abraço

    • #49873
      JF
      Participante

      Obrigada pelos relatos (e Carlos, pelos links)!

      Mais uma dúvida: com relação à declaração de valor dos bens trazidos ao Québec, para o que exatamente ela serve?

      Estou em dúvida em quanto declarar, por exemplo, para as roupas e itens pessoais. Declaro o valor deles com “depreciação”, pois são coisas usadas, ou o valor dos itens novos? Já que será uma estimativa, dependendo do objetivo dessa declaração, posso chutar o valor mais alto ou mais baixo…

      Obrigada!

    • #49878
      SANDROMS
      Participante

      J+F,

      O que eu sei: Você tem o direito de trazer a sua “mudança” do Brasil para o Canada, não sei se existe limite nos bens que você traz, mas acredito que não. Essa declaração mostra ao fisco o quanto está entrando no país em moeda (obrigatório declarar acima de 10000) e em bens nas malas e enviados após via transportadora.

      O que eu acho: Esses bens são isentos de impostos, se vc não declarar na entrada que pretende trazer o seu faqueiro de ouro herdado da bisavó, e depois resolve trazê-lo via transportadora, terá que pagar impostos de importação. Portanto a sua chance de trazer bens sem impostos é nessa declaração da chegada.

      Como foi para nós: No nosso caso tínhamos só roupas, livros, e algumas artigos de uso pessoal na mala, mas a moça nos perguntou se havia jóias ou pedras/metais preciosos, títulos, ações, etc… Dissemos que não, e ela perguntou quanto valiam os bens nas malas… :?: …nunca tinha pensado nisso. Chutei uns 3 mil dolares e ficou assim. Ela ainda perguntou se tinha mudança vindo via transportadora e dissemos que não, ela até comentou que tem gente que traz até carro 8O…

      Alguém sabe mais detalhes sobre essa declaração?

    • #49893
      erikabcoelho
      Participante

      Júlia,

      Essa declaraçao de bens vc. pode colocar valor estimado, mas claro, dentro de valores que condigam com a realidade.
      O ideal é mencionar que sao artigos pessoais e usados, quais vc esta trazendo com vc. agora e quais serao trazidos “futuramente”. Tabelinha básica de excel sem frufru ja basta.
      Depois de vcs ja estiverem aqui (porém asap!), vcs vao até alfandega (em Montréal fica na Place d’Youville) e eles vao te dar uma declaraçao de valores a trazer futuramente (Nao é todo mundo lá que conhece, tvz. vc tenha que explicar para umas 5 pessoas diferentes do que vc está falando…).
      Essa declaraçao mentiona o nr de pessoas da familia que poderao fazer uso dela, baseado na quantidade de pessoas no landing. Ela vai funcionar na prática como uma licença de importaçao (de seus bens usados). Quando nós fizemos isso, essa licença era válida por 5 anos, atualmente nao sei como anda. Eles vao te dar um formulário com carimbo da alfandega e vao carimbar sua lista que se transformara de uma anexo do formulário.
      Durante esse período, se vcs forem ao Brasil e tiverem trazendo as coisas da lista, até o limite do valor declarado, entra sem pagar imposto sobre eles. Pq. quem nao tem essa licença, dependendo do número de dias que passa fora do Canada, tem isençao de até 750$ por pessoa, o que passar disso tem que declarar E pagar imposto.
      No nosso caso, quando fomos ao Brasil, o que fizemos? Declaramos os itens novos comprados dentro dos $750 (nem chegava a isso para falar a verdade) e os usados usamos nossa licença.
      Aliás, mesmo tendo comprado menos do que a cota (os 750), tem que declarar que está trazendo algo mas que tá dentro da cota.

      Nosso landing em 2008 durou no máximo uma hora entre chegar, desembarcar, achar quais placas seguir, passar pelo guichet da imigraçao, passar no cambio para trocar $ para pagar o carregador, pegar malas, passar pelo fiscal, reembarcar malas e pagar o moço.
      Na volta da viagem que fizemos ao Brasil ano passado notamos que o número de guiches aumentou bastante e que há opçao de escolher agente bilíngüe (é identificado no “placar” quem é quem :lol: )

      abraços e calma que já foi! :alright: :bigups:
      Erika

    • #49899
      mCerqueira
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      (…) Essa declaração mostra ao fisco o quanto está entrando no país em moeda (obrigatório declarar acima de 10000) e em bens nas malas e enviados após via transportadora.
      (…)

      Pessoal,

      Pretendo / espero / torço que até a data da minha mudança, eu tenha conseguido levantar mais que CAD$10mil. No entanto, pretendo transferir esse valor pra minha conta canadense que já está aberta no HSBC (ou seja, não levarei em espécie mas sim como saldo em uma conta já hospedada no Canadá). Pergunto: esse $$ que eu transferi ao longo dos meses deve ser declarado no landing??? Tenho que mostrar extrato da conta ou algo do gênero? Ou somente deve ser declarado se esse valor for em espécie??

      abraços,
      #

    • #49901
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Marcos,

      eu fiz o mesmo, mandei meus $$$ por transferencia bancaria antes de chegar no Canada.

      Levei os extratos do banco, provando o dinheiro aqui no Canada.

      Nao hora eu expliquei isso ao agente que me perguntou no final apenas quanto eu estava trazendo comigo 8O

      Nao insisti, declarei o que ele pediu!

      Com relacao a esta lista de bens… um colega francês me disse que ele quando chegou disse que a CAVE de vinhos deles estava na França e ai ele pode trazer os vinhos aos poucos ;-)

      Boa dica nao?

      De fato, se vc tem bens que pretende trazer depois nao tem problemas, se declarar que eles virao depois. Do contrario é como o Sandro disse, os impostos se aplicam!

      So isso!

      Quanto à valor eu coloquei a metade do valor dos produtos (ja que eram usados) e o que nao me lembarava coloquei um preco e ponto!

      Bons preparativos ;-)

    • #49910
      SANDROMS
      Participante

      @mCerqueira wrote:

      … Pergunto: esse $$ que eu transferi ao longo dos meses deve ser declarado no landing??? Tenho que mostrar extrato da conta ou algo do gênero? Ou somente deve ser declarado se esse valor for em espécie??

      abraços,
      #

      mCerqueira,

      Todo valor transferido via banco, inclusive o Global View HSBC, é automaticamente notificado ao Banco Central dos dois países. Você deve declarar na entrada apenas o dinheiro que está trazendo em espécie. (dinheiro, travel cheques, etc…).

      Agora, se você fizer como eu e entrar no Canadá apenas com 200 dolares no bolso, leve o extrato da conta pra provar que os seus fundos já estão em solo canadense. Foi isso o que eu fiz, mas ninguém na alfandêga quis saber… 8)

    • #49914
      Ric_liu
      Participante

      Aproveitando… Eu já abri conta no hsbc daqui mas não vi ainda para abrir a conta do Canadá.. Na entrada, é possível mostrar extrato da conta do Brasil e deixar para abrir a conta no Canadá?
      Fiquei sabendo que se abrir a conta daqui será aberta em Vancouver, isso pode trazer dores de cabeça?

      obrigado..

    • #49915
      mCerqueira
      Participante

      Carlos e Sandroms, muito obrigado pelos esclarecimentos.

      Ric_liu, esses tópicos aqui estão recheados de informações sobre a abertura da conta canadense no HSBC:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/4642.html
      http://www.brasilquebec.com/component/p8pbb/43/3184.html?Itemid=?p=41521

      se quiser dar uma espiada, também coloquei algumas informações sobre o assunto no meu blog.

      abraços,
      Marcos

    • #49916
      JF
      Participante

      Obrigada a todos pelos relatos e informações! :-)
      Assim que eu conseguir eu volto e incluo meu relato também!

      Acho que será tranquilo, pois meu dinheiro já está na conta canadense e não tenho bens que virão depois de mim. Minha vida está todinha nas 2 malas de 32kg que eu tenho direito!

    • #49919
      SANDROMS
      Participante

      @Ric_liu wrote:

      Na entrada, é possível mostrar extrato da conta do Brasil e deixar para abrir a conta no Canadá?

      Não leve extrato do Brasil, não vai significar nada para eles. Se você não tiver dinheiro tranferido para o Canadá ainda, leve algum dinheiro para os primeiros dias, só para não entrar de mãos abanando – pode ser travel cheques, visa travel money, etc. existem vários tópicos sobre essas opções.

      @Ric_liu wrote:

      Fiquei sabendo que se abrir a conta daqui será aberta em Vancouver, isso pode trazer dores de cabeça?

      obrigado..

      Não há problema algum, você pode ser atendido em qualquer agência HSBC do Canadá.

    • #49928
      Ric_liu
      Participante

      Marcos,

      Obrigado. Já tinha lido os tópicos(até li novamente) mas é mais focado nas aberturas de conta. Na verdade eu já pedi os formulários e a gerente disse que vai enviar por email. Estou vendo se vale a pena abrir daqui mesmo.

      Sandroms,

      Obrigado! Estou pensando agora em ver uma das maneiras que você citou mesmo. Pq eu sou tão azarado que para abrir a conta daqui corretamente, só consegui via ouvidoria. rs.. não consigo confiar neles(Ag. Paulista).

    • #49936
      salsa
      Participante

      Tenho uma duvida. Eu tenho que obrigatóriamente passar por Toronto para ir pra Montréal?

      Estava procurando passagens e vi que tem uma aqui que sai de São Paulo, vai para New York e depois Montréal.

      Alguem ae sabe me dizer?

      valeu :)

    • #49941
      larocque
      Participante

      @salsa wrote:

      Tenho uma duvida. Eu tenho que obrigatóriamente passar por Toronto para ir pra Montréal?

      Estava procurando passagens e vi que tem uma aqui que sai de São Paulo, vai para New York e depois Montréal.

      Alguem ae sabe me dizer?

      valeu :)

      Rafael,

      Compramos nossas passagens pela American AirLines e faremos escala nos Estados Unidos e de lá iremos direto para Ottawa, pois iremos morar em Gatineau. Pensando nisso, dependerá do trajeto que vocês escolherem. :wink:

      Abraço,
      La Rocque e Silvia.

    • #49945
      salsa
      Participante

      @larocque wrote:

      Rafael,

      Compramos nossas passagens pela American AirLines e faremos escala nos Estados Unidos e de lá iremos direto para Ottawa, pois iremos morar em Gatineau. Pensando nisso, dependerá do trajeto que vocês escolherem. :wink:

      Abraço,
      La Rocque e Silvia.

      Valeu La Rocque … mas contiu com a pergunta…

      O topico é sobre o landing… entao… a primeira vez eu tenho que obrigatóriamente passar por Toronto?

      Ou posso comprar a passagem SP -> NY -> MONTREAL

      ?

      Valeu :p

    • #49946
      larocque
      Participante

      Rafael,

      Você não é obrigado a passar por Toronto. O seu landing será feito em Montréal e já aproveita e marca o rendez-vous com o MICC no aeroporto em Montréal mesmo. :wink:

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

    • #49949
      mrodolfo
      Participante

      O landing será feito no posto de fronteira ao qual você se apresentar. Se for um voo oriundo de SP, sem escalas nos EUA, o posto será o do Aeroporte de Toronto; se for um voo com escala nos EUA, pode ser qualquer outro aeroporto. Se você for entrar de carro, será o posto de fronteira da rodovia e por aí vai!

    • #49953
      SANDROMS
      Participante

      Rafael,

      entedo que vc tenha dúvidas, :alright:, mas se você ler os relatos nesse mesmo tópico, vai ver que sua perguntava estava respondida:

      @SANDROMS wrote:


      diferente dos relatos acima nós fizemos escala em NY e fizemos o landing em Montreal, para não repetir as mesmas coisas vou só listar alguns pontos relevantes:

      @SANDROMS wrote:


      O relato do Carlos, Gabi e RonaldoESusana foram de landing em Toronto (conexão em Toronto), o meu relato foi de landing direto em Montreal (conexão fora do Canadá: EUA, México, etc…)

    • #49961
      Caca_e_Vivi
      Participante

      Boa Tarde Pessoal

      Aproveitando este topico falando sobre Processo de Landing gostaria de saber se algum dos nossos colegas q já estão no Quebec lembram dos documentos q foram exigidos no processo de entrada.
      Li alguns tópicos aqui mesmo na CBQ (até um q o Carlos postou neste mesmo tópico) mas nenhum deles tem uma lista clara do q é exigido/solicitado pelos Oficiais. Alguem lembra e poderia postá-los aqui:

      Para começar direi os q já sei :

      Formulário do CRP
      Passaporte válido com visto
      Declaração dos Objetos Pessoais (Document de déclaration en détail des effets personnels)
      Entrada em solo Canadense com mais de 10.000 CAD (Doc. comprobatório da origem destes recursos)

      Quais outros documentos/formulários são exigidos pelos Oficiais?

      Espero q isso ajude o pessoal q ainda está se preparando (como eu e Vivi)

      Abs,

      Cacá

    • #49972
      salsa
      Participante

      @larocque wrote:

      Rafael,

      Você não é obrigado a passar por Toronto. O seu landing será feito em Montréal e já aproveita e marca o rendez-vous com o MICC no aeroporto em Montréal mesmo. :wink:

      Abraço,

      La Rocque e Silvia.

      Valeuuu Laroque ;)

    • #50208
      JF
      Participante

      Conforme prometido, escrevi um post com informações sobre o nosso landing e outras coisas que resolvemos nos nossos primeiros 5 dias aqui em Montréal. Espero que ajude os futuros imigrantes:

      http://voilapourquoi.wordpress.com/2012/01/31/la-bureaucratie/

      Bonne chance!

      Julia.

    • #50210
      H.Rodrigues
      Participante

      Julia,

      Obrigado pelo relato. Com certeza muito útil, ainda mais por ser bem recente :>)

      Abraço,
      H. Rodrigues

    • #50497
      Caca_e_Vivi
      Participante

      Julia, excelente relato, bastante esclarecedor. Muito obrigado por compartilhar a experiência.

    • #50511
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola,

      @Caca_e_Vivi wrote:

      Boa Tarde Pessoal

      Aproveitando este topico falando sobre Processo de Landing gostaria de saber se algum dos nossos colegas q já estão no Quebec lembram dos documentos q foram exigidos no processo de entrada…..

      Quais outros documentos/formulários são exigidos pelos Oficiais?..

      aqui a lista oficial:

      http://www.cic.gc.ca/francais/immigrer/arrivee.asp

      Immigrer au Canada : Arrivée

      À votre arrivée au Canada, vous serez accueilli par un agent de l’Agence des services frontaliers du Canada (ASFC).

      L’agent vous demandera votre passeport et d’autres documents de voyage. Ayez-les sur vous. Ne les mettez pas dans vos valises. Votre entrée au Canada sera plus rapide si vous avez ces documents à portée de la main.

      Vous devez présenter les documents suivants à votre arrivée :

      Votre passeport ou vos documents de voyage valides. Votre passeport doit être un passeport personnel régulier. Vous ne pouvez immigrer au Canada avec un passeport diplomatique, un passeport officiel ou un passeport des affaires publiques.
      Votre visa de résident permanent valide et votre confirmation de résidence permanente (CRP). L’agent s’assurera que vous entrez au Canada avant la date d’expiration figurant sur votre visa de résident permanent. Le visa ne peut être prolongé, vous devez donc l’utiliser avant son expiration.
      La preuve que vous disposez d’assez d’argent pour subvenir à vos besoins et à ceux de votre famille après votre arrivée au Canada.
      L’agent vous posera quelques questions pour confirmer que vous répondez toujours aux exigences pour immigrer au Canada. Ces questions sont semblables à celles auxquelles vous avez répondu dans votre demande de résidence permanente. Cette formalité ne devrait prendre que quelques minutes.

      L’entrée au Canada vous sera refusée si l’information que vous fournissez est fausse ou incomplète ou si vous ne prouvez pas à l’agent que vous réunissez les conditions d’admission au Canada.

      S’il n’y a pas de problème au point d’entrée, l’agent vous autorisera à entrer au Canada en tant que résident permanent. Il confirmera également votre adresse postale au Canada. Votre carte de résident permanent vous sera postée à cette adresse.

      Abraços

    • #50721
      Caca_e_Vivi
      Participante

      Carlos, muito obrigado. Pelo visto já estava com a lista “completa”. Abs

    • #51184
      H.Rodrigues
      Participante

      Pessoal,

      Hoje faz uma semana que fiz o landing em Toronto. Nessa “uma semana” já fiz tanta coisa que só agora me sobrou tempo para um breve relato.

      Saí de São Paulo no dia 29/fev rumo à Montréal no voo da Air Canadá via Toronto. Foi um voo tranquilo, numa 4a feira sem maiores estresses e o avião devia estar com uma ocupação de 40%, se não menos…

      Chegando em Toronto o landing foi bem simples, com vários guichês disponíveis. Nenhum stress ou surpresa aqui. Vale lembrar que viajei sozinho. Não tenho esposas, filhos e animal de estimação.

      Sou do começo de Novembro de 2010 e pude perceber que o o comprovante de residente permanente emitido pelo consulado de São Paulo mudo em relação aos antigos imigrantes. Nada que causasse maiores transtornos, mas em todos os lugares que passei a pessoa desconhecia esse novo padrão e pedia um tempo pra se informar… Foi assim na imigração em Toronto, no rendez-vous do MICC, pra tirar o NAS e até pra abrir a conta no banco :>)

      Com o tempo essa “surpresa” deve desaparecer… então não estranhe se alguém se “assustar” com o novo formato. O importante é que todos aceitaram o documento sem maiores problemas :>)

      Boa sorte aos que estão na fila do federal e que em breve estejam por aqui somando à comunidade brasileira!

      Abraço,
      H. Rodrigues

    • #51202
      SANDROMS
      Participante

      @H.Rodrigues wrote:

      Sou do começo de Novembro de 2010 e pude perceber que o o comprovante de residente permanente emitido pelo consulado de São Paulo mudo em relação aos antigos imigrantes.

      H. Ridrigues,

      Como se parece o novo papel do CRP? O antigo era um formulário contínuo (daqueles das impressoras de impacto com furinhos do lado), pré-impresso em marrom.

    • #51231
      H.Rodrigues
      Participante

      Sandro,

      Agora o documento novo já vem com a sua foto colada (e impressa por baixo).
      A impressão é a laser e não mais do modo que vc falou.

      Eu nunca vi o antigo… estou replicando o que o pessoal dos órgão públicos comentou :>)

      Abraço,
      H. Rodrigues

    • #63511
      fabianongc
      Participante

      Pessoal se alguém tiver um relato de Landing mais recente poderia colocar aqui..

      Obrigado

    • #121694
      Cassia_Costa
      Participante

      Pessoal se alguém tiver um relato de Landing mais recente poderia colocar aqui..

      Obrigado

      Ola Fabiano, veja por favor no tópico quais São os passos a serem seguidos a partir do landing?
      Acabei de escrever sobre meu landing em 23/07/2014.

      Abs

Visualizando 37 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.